Unicamp: Site oferece conteúdos de Química e de Ciências



Público-alvo são estudantes de graduação e de pós-graduação

O Programa de Ensino de Química (Proenq), elaborado por docentes do Instituto de Química (IQ), campus de Araraquara, que oferece gratuitamente, por internet, cursos de Química para estudantes de graduação e de pós-graduação é um dos projetos beneficiados pelo Programa permanente de divulgação da Ciência na UNESP, apoiado pela Vice-Reitoria. O endereço do site é www.proenq.iq.unesp.br

De acordo com o coordenador do site, o químico Luiz Antonio Andrade de Oliveira, no endereço o internauta encontra cursos, artigos, conferências e grupos de discussão, que podem ser empregados na formação de alunos de ensino médio, graduação e pós-graduação. “Buscamos a capacitação a distância e a troca de experiências”, diz.

Um dos cursos destinados a pós-graduandos, por exemplo, aborda a Flotação, processo químico para produção de leveduras. Já para os graduandos, há, entre outros, o curso Bioquímica das Plantas. Todos os projetos on-line são acompanhados de conteúdos teóricos e práticos e listas de exercícios produzidos por docentes do IQ.

A iniciativa do serviço nasceu a partir do Programa de Integração Graduação e Pós-graduação, criado em 1996. Na oportunidade foram adquiridos microcomputadores e recursos de multimídia, que, além de melhorar a qualidade do material didático utilizado em salas de aulas e em eventos, também tinha com objetivo oferecer conteúdos específicos da área de Química, em nível de graduação e pós-graduação, pela internet.

Em 2002, o projeto foi ampliado após a assinatura de um convênio firmado entre a Secretaria de Estado de Educação de São Paulo e a UNESP, que destinou uma verba no valor R$ 158 mil para o desenvolvimento do Programa de Ensino de Ciências (Proenc). Este aporte financeiro permitiu a atualização dos equipamentos.

Desde então, o site do Proenq passou a ter também conteúdos de Ciências Naturais, destinados a educação continuada de professores da rede estaduais de ensino fundamental e médio. “Neste programa, alguns experimentos estão sendo filmados para serem colocados à disposição de professores e alunos”, relata Oliveira.

Com equipamentos mais modernos foi possível ampliar os serviços. A instalação do software AulaNET, que vai possibilitar oferecimento de 64 novos cursos, cuja elaboração envolve a participação de 45 docentes. Segundo Oliveira, 27 deles já receberam autorização dos seus criadores para serem liberados. O AulaNET foi desenvolvido e cedido

04/11/2006


Artigos Relacionados


Unesp: Universidade oferece site com cursos gratuitos de Química

'Site' especial do Senado sobre as eleições ganha novos conteúdos

Acessa SP oferece minicursos sobre diversos conteúdos

Candidatos decifram enigma na prova de Química da Unicamp

Unicamp recebe inscrições para pós-doutorado em Química Orgânica

Instituto de Química da Unicamp tem vaga para professor doutor