Unilegis forma primeira turma de pós-graduação
Numa cerimônia presidida pelo senador Romeu Tuma (PFL-SP), em nome da Presidência do Senado, a Universidade do Legislativo Brasileiro (Unilegis) realizou nesta quarta-feira (26) sua primeira formatura de alunos de pós-graduação. Ao chegar na solenidade, Tuma declarou estar vivendo um momento de grande emoção.
- É nossa primeira turma de pós-graduação. E é uma vibração enorme ver a Unilegis ser reconhecida como a única universidade no mundo num poder Legislativo. A decisão da Mesa diretora de investir na qualificação dos servidores traz o coroamento de um grande trabalho - afirmou o senador.
Na formatura, receberam o título de Especialista em Direito Legislativo 83 funcionários públicos, em sua maioria servidores do Senado, da Câmara e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Para os dirigentes da Unilegis, o evento marca importante passo em direção ao cumprimento de sua missão - promover e manter instituições e atividades voltadas para o aprimoramento dos procedimentos legislativos e para o estudo de questões estratégicas ligadas ao desenvolvimento do País.
O curso de pós-graduação lato sensu teve a duração de 18 meses, com um total de 360 horas-aula. As disciplinas estudadas abordaram conteúdos relativos às diversas áreas do Direito, noções de Ciências Políticas e conteúdos afetos ao Legislativo brasileiro.
O corpo docente foi preponderantemente formado por servidores da Casa, com mestrado e doutorado, bem como por professores da Universidade de Brasília. Como trabalho final do curso foram desenvolvidos artigos científicos, que, após julgamento, serão publicados pelo Senado.
Entre as autoridades homenageadas por essa primeira turma, chamada turma Senador Josaphat Marinho, estiveram o senador Ramez Tebet (PMDB-MS), escolhido patrono por ter sido o criador da Unilegis; o professor Antonio José Barbosa, paraninfo e primeiro vice-reitor acadêmico da instituição; o diretor-geral do Senado e vice-reitor executivo, Agaciel Maia; e o atual vice-reitor acadêmico da Unilegis, professor Heitor Gurgulino de Souza.
26/05/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Tebet saúda a primeira turma formada pela Unilegis
Pronatec Copa forma primeira turma em Curitiba
Unesp forma primeira turma de especialização a distância
Primeira turma de professores indígenas se forma em 2008
Univesp forma primeira turma de pedagogia na modalidade semipresencial
Curso de Pintores promovido da CDHU forma primeira turma