Universidade da Bahia conclui curso de formação de diretores escolares de 156 municípios



A Universidade Federal da Bahia (UFBA) encerra este mês o curso de aperfeiçoamento em gestão escolar que contou com a participação de 1.467 diretores de escolas públicas municipais de sete estados do Nordeste. O curso para gestores da educação básica foi ministrado pelo Centro de Estudos Interdisciplinares da UFBA e custeado com recursos do Ministério da Educação.

Segundo o coordenador do curso na universidade, Paulo Vilaça, dos 1.580 inscritos, em 156 municípios, apenas 8% não concluíram a formação, um índice muito baixo em cursos de educação a distância. A alta taxa de certificação obtida, afirma Vilaça, prova que o modelo de formação construído pelo Centro de Estudos Interdisciplinares foi apropriado para esse público.

Para cursar as matérias, os diretores foram distribuídos em 18 polos, o mais próximo possível de suas escolas. Paulo Vilaça explica que a formação semipresencial teve o apoio de tutores preparados pela universidade, materiais de estudo impressos, além de quatro encontros presenciais com duração total de 32 horas.

Os conteúdos que os diretores estudaram foram divididos em oito módulos: qualidade social da educação escolar; organização e gestão da escola: planejamento e avaliação; a construção do projeto político-pedagógico da escola; a avaliação da aprendizagem na escola; a gestão de pessoas e do ambiente físico da escola; a autonomia financeira das escolas; convivência na escola: o papel do gestor. O último módulo trata de temas gerais do ambiente escolar.

Para obter certificado, o cursista precisava cumprir, no mínimo, 75% da carga horária presencial, realizar 75% das atividades propostas nos módulos e no ambiente virtual, e alcançar nota igual ou superior a sete pontos no conjunto das tarefas. As aulas e os estudos individuais tiveram duração média de dois meses.

Demanda por formação

A formação continuada de diretores e vices está entre os temas mais solicitados pelos municípios nos Planos de Ações Articuladas (PAR), desde 2007. O documento é um planejamento municipal ou estadual, feito a partir de diagnóstico da educação local, com prazo de execução de quatro anos.

Para atender a essa demanda, em 2008 o MEC selecionou as universidades federais da Bahia (UFBA) e de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais, para criar e ministrar o curso.

A primeira edição do curso reuniu os diretores de 77 municípios da Bahia, em agosto de 2009. Depois a formação de gestores aconteceu em sete municípios de Sergipe, 11 de Alagoas, 11 de Pernambuco, 23 da Paraíba, 22 do Rio Grande do Norte e cinco do Ceará.

A UFJF também qualificou 1.169 diretores de 122 municípios pertencentes a 20 estados.

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Fonte:
Ministério da Educação 



23/04/2010 19:44


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