Universidade do Ceará oferece 1400 vagas para qualificação em gestão escolar



A Universidade Federal do Ceará (UFC) abre este mês 1.400 vagas para um curso de especialização em gestão escolar. A formação é para diretores e vices de escolas públicas da educação básica das redes municipais e estadual. As pré-inscrições estarão abertas de quarta-feira (4) a 17 de agosto.

O curso da UFC, na modalidade à distância, tem carga horária de 432 horas e duração de 18 meses. De acordo com o coordenador da especialização na UFC, José Rogério Santana, as aulas serão ministradas em polos de 30 municípios, numa parceria da universidade com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), seção do Ceará.

Têm preferência no curso diretores e vices de escolas públicas de municípios do Ceará que solicitaram esse tipo de formação nos planos de ações articuladas (PAR), elaborados em 2007 e 2008. No estado, explica Rogério Santana, cerca de 3.500 diretores são candidatos potenciais à qualificação. A primeira turma terá 1.400 vagas.

Segundo o coordenador, o processo de inscrição tem duas etapas. Primeiro, diretores e vices fazem a pré-inscrição na internet e entregam os documentos no polo mais próximo da residência ou local de trabalho; em seguida, a seção estadual da Undime analisa e confere os dados, seleciona e manda a relação dos nomes para a UFC. A ficha da pré-inscrição estará disponível, na quarta-feira, na página eletrônica da UFC.

A especialização em gestão escolar integra iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com 31 instituições públicas de ensino superior e com a Undime nacional e as seções estaduais da entidade. O objetivo é qualificar dirigentes e equipes pedagógicas das escolas públicas da educação básica de todo o País, na perspectiva da gestão democrática e do direito à educação de qualidade.

A iniciativa oferece três cursos: especialização em gestão escolar com mínimo de 400 horas (para diretores e vices), aperfeiçoamento em gestão escolar com 200 horas (diretores, vices e secretários) e especialização em coordenação pedagógica com 405 horas (para coordenadores).


Fonte:
Ministério da Educação

 
Saiba mais sobre o acesso à universidade no Portal Brasil.



03/08/2010 04:28


Artigos Relacionados


SP oferece mais de 5 mil vagas para cursos de qualificação

Programa de Qualificação oferece 3 mil vagas grátis

ALCÂNTARA ELOGIA GESTÃO DO REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Rio Grande do Norte oferece 47 mil vagas em cursos de qualificação

Universidade Aberta do Brasil oferece 60 vagas para pós-graduação no RN

Gestão Pública oferece 990 vagas para capacitação dos servidores