Universidades devem renovar adesão ao Fies até dia 31



Entidades mantenedoras de instituições de ensino superior que aderiram ao Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) têm até 31 de dezembro para renovar a adesão e continuar a oferecer vagas a estudantes interessados em financiar seus cursos de graduação em 2011. O processo é feito pela internet, através do Sistema Informatizado do Fies (SisFies).

De acordo com Antônio Corrêa Neto, diretor financeiro do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que gerencia o Fies, as mantenedoras precisam cumprir exigências antes de assinar o termo de renovação. “O balanço patrimonial e o demonstrativo de resultado do exercício dessas entidades, por exemplo, devem estar disponíveis no SisFies”, afirma.

Outra exigência é a apresentação atualizada dos termos de constituição da Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), órgão responsável, em cada instituição de ensino, pela validação das informações prestadas pelo estudante candidato ao financiamento durante a inscrição.


Saiba mais 

Criado em 1999, o Fies passou por reformulações em janeiro de 2010 para ampliar o acesso dos estudantes ao ensino superior. Entre as mudanças, foi permitido que os contratos anteriores a 2010 sejam renegociados conforme as novas regras. 

O interesse dos alunos pelo financiamento pode ser medido pelo número de contratos, que passou de 32 mil, em 2009, para 66 mil, até o momento. Para 2011, recursos previstos de R$ 3,25 bilhões contemplarão 200 mil novos contratos e o aditamento daqueles formalizados até dezembro de 2010. 


Fonte:
Ministério da Educação



17/12/2010 16:48


Artigos Relacionados


Instituições têm maior prazo para renovar adesão ao Fies

Estudantes podem renovar contrato do Fies até 31 de outubro

Estudante tem até 30 de junho para renovar contrato do Fies

Alunos do Fies têm até esta terça (31) para renovar contrato

Prazo para renovar contrato do Fies é prorrogado até 31 de agosto

Prazo para renovar crédito estudantil do Fies é prorrogado até 31 de dezembro