Urbanização é foco de comemorações do Dia Mundial da Saúde



A Organização Mundial da Saúde (OMS) comemora nesta quarta-feira (7) o Dia Mundial da Saúde incentivando esforços para que as cidades se tornem ambientes mais saudáveis. O tema escolhido é "Mil Cidades - Mil Vidas", que destaca os efeitos da vida urbana na saúde coletiva e de cada indivíduo. Serão organizados eventos no mundo todo até domingo (11). A estimativa é de que nos próximos 30 anos praticamente todo o crescimento populacional do planeta ocorra em áreas urbanizadas.


O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, participa, em Brasília, de uma cerimônia promovida pela Organização Pan-americana de Saúde (Opas). Será às 10h na sede da Opas.No encontro, serão apresentados os resultados do Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), com dados sobre o hábito alimentar do brasileiro e a prática de atividades físicas.


Os desafios relacionados ao tema incluem o acesso à água tratada, o tabagismo, o uso abusivo de álcool, o sedentarismo e os riscos associados a surtos de doenças. Entende-se por saúde o mais completo bem-estar físico, mental e social e não a simples ausência de doença.


A OMS alerta que as pessoas pobres que vivem em áreas urbanas sofrem de forma desproporcional de um amplo número de problemas de saúde, por estarem mais expostas a altos índices de violência, doenças crônicas e doenças infecciosas como a tuberculose e a aids.


Os fatores sociais considerados determinantes no cenário da urbanização, de acordo com o órgão, não se restringem apenas ao ramo da saúde, mas atingem, ainda, a infraestrutura, governança local, distribuição de renda e oportunidades em educação.


O planejamento urbano, segundo a OMS, é capaz de promover comportamentos saudáveis por meio de investimentos no transporte ativo (bicicletas e outros veículos não motorizados), na prática de atividade física, no controle do tabaco, na segurança alimentar e no saneamento básico.


"Tais medidas não requerem, necessariamente, fundos adicionais, mas o compromisso de redirecionar os investimentos para intervenções prioritárias", concluiu o órgão.


A expectativa da campanha Mil Cidades, Mil Vidas é de que, até domingo (11), sejam inaugurados espaços de saúde por meio de atividades em parques, mutirões de limpeza e fechamento parcial de avenidas para veículos motorizados.


A OMS planeja recolher ainda mil histórias dos chamados "campeões de saúde pública" - pessoas que, de alguma forma, tiveram impacto significativo na saúde das cidades onde vivem. Os vídeos podem ser postados no site www.youtube.com/whd2010 .

Saiba mais sobre cuidados e prevenção no Portal Brasil.


Fonte:
Agência Brasil e Ministério da Saúde



05/08/2010 03:08


Artigos Relacionados


Vanessa Grazziotin registra comemorações do Dia Mundial da Água e do Dia Mundial da Floresta

Começam as comemorações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente

Inpa participa de comemorações do Dia Mundial de Limpeza de Praia

Festival de cinema no Rio marca comemorações do Dia Mundial do Orgulho LGBT

Ministério da Saúde alerta sobre alimentação nas comemorações de fim de ano

Segurança e saúde serão reforçados durante as comemorações de Ano-Novo no Rio