USP: Alunos da POLI conquistam 1º lugar em trabalhos de graduação em evento do setor automotivo
Prêmio será entregue hoje durante o XV Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade
Dentre 15 trabalhos selecionados, nacionalmente, os alunos da POLI/USP ficaram em primeiro lugar com projeto internacional de educação em engenharia automotiva.
Hoje, 22 de novembro, os alunos Caio Vinícius Cavalcante Dimov (3º ano de Engenharia) e Fernando Pontes Araújo (4º ano), da Escola Politécnica da USP, e Felix Minthe, bolsista da Alemanha, estarão recebendo das mãos do presidente da Delphi e presidente da SAE-Brasil, eng. Gabor J. Deák, o prêmio de melhor trabalho estudantil de 2006. Dentre os 15 trabalhos classificados, nacionalmente, os alunos da POLI/USP conquistaram o primeiro lugar com o projeto Gestão modular em projeto internacional de educação em Engenharia Automotiva .
O projeto
A pesquisa foca a gestão internacional de projetos através do estudo de caso do PACE Global Project 2005-2006, atividade do programa de educação do Partners for the Advance of Collaborative Engineering Education (PACE), criado pela GM Global e empresas parceiras do setor automotivo e de TI (Sun Microsystems, Hewlett-Packard, UGS, EDS, Altair, entre outras). O programa de educação consiste em desafiar e propor problemas de engenharia automotiva para as universidades conveniadas, a fim de familiarizar os alunos com a gestão de projetos nos moldes das grandes empresas, bem como especializá-los na área de PLM (Product Lifecycle Management).
Neste projeto, escolas de engenharia e design ao redor do mundo (a POLI é a única na América do Sul a integrar o PACE) receberam a proposta de conceber em CAD/CAM um automóvel esportivo compacto, com possibilidade de quatro diferentes acabamentos interiores e exteriores, voltados para diferentes clientes. O projeto teve como desafio simplificar a parametrização dos componentes do carro, facilitar o intercâmbio entre peças de diferentes propostas, bem como tornar mais fácil a mudança de medidas para diferentes processos de fabricação, de acordo com o modelo em questão.
No total, 13 universidades de cinco continentes, entre elas a POLI-USP, estiveram envolvidas neste projeto colaborativo. Cada instituição foi incumbida do desenvolvimento de subsistemas, num projeto desenvolvido apenas por estudantes. Coube aos alunos da POLI/USP desenvolver o pára-choque, com um sistema de absorção de energia que evita a deformação do chassi em impactos de baixa velocidade. O resultado final foi apresentado - e premiado - no fórum mundial do PACE, em julho de 2006, nos Estados Unidos. Para o aluno Caio Dimov, a gestão modular e a troca de informações são vitais em projetos dessa grandeza e complexidade. "Demonstrar detalhadamente como se deu essa integração entre as equipes, e como projetos dessa natureza podem colaborar com o ensino da engenharia automotiva formaram o escopo do trabalho apresentado para a SAE", complementa Caio.
"Para as empresas, atividades como essa preparam profissionais mais especializados e aptos a integrar a dinâmica de projetos globalizados, uma tendência do setor automotivo. Já para os alunos, a experiência facilita a integração entre culturas, amplia intensamente capacidades técnicas e administrativas, e abre uma gama de especialidades a serem seguidas", observa Caio Dimov.
Como otimizar sua passagem pela universidade
Como preparar sua carreira? Como iniciar-se na profissão? Como aproveitar ao máximo as oportunidades que a Universidade oferece? Os alunos Caio Vinícius Cavalcante Dimov, Fernando Pontes Araújo e Felix Minthe deram uma guinada em suas trajetórias estudantis, assumindo participar de projetos optativos. A carga horária de dedicação à Escola, que já é puxada (integral), passa a ser ainda mais exigente ao assumir atividades extras. Mas para eles os desafios têm valido à pena, pois além do prêmio da SAE, também foram premiados neste ano, nos Estados Unidos, pelo Programa PACE, e tiveram um artigo técnico publicado em importante revista do setor de Cad (revista CadDesign).
Serviço
Evento SAE-Brasil - XV Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade - 21 a 23 de novembro de 2006
Local: Transamérica Expo-Center
Programação e horários: www.saebrasil.org.br
Premiação dos alunos da POLI/USP: Auditório Dana, 22 de Novembro, 15h
Escola Politécnica da USP - Dep.
11/22/2006
Artigos Relacionados
Artigos da Poli são premiados em congresso automotivo
Estudantes do Ciência sem Fronteiras conquistam terceiro lugar em competição nos EUA
USP: Mestrado direcionado ao setor automotivo é referência no setor
Poli abre inscrições para Pós-Graduação
Inmetro e Mdic assinam parceria com empresas do setor automotivo
JOSÉ JORGE DEFENDE RENOVAÇÃO DO ACORDO NO SETOR AUTOMOTIVO