USP: Apresentações de física vão percorrer parques de São Paulo



Em ônibus adaptado, monitores irão fazer demonstrações e coordenar oficinas para aplicar princípios da física

No próximo ano, um novo circo começa a percorrer a cidade de São Paulo. A principal atração do espetáculo não são palhaços ou acrobatas, mas conhecimentos de física presentes no dia-a-dia do público. As apresentações ficarão a cargo da equipe do projeto Ciência, Tecnologia e Arte... Também tem lugar nos parques, criado no Instituto de Física (IF) em parceria com o Parque Científico e Tecnológico (CienTec) da USP.

"A iniciativa tem apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)", explica o professor do IF, Mikiya Muramatsu, que coordena o projeto. "Durante dois anos, um ônibus especialmente adaptado percorrerá os 30 parques municipais da cidade e nesses locais será estendida uma lona onde acontecerão experimentos, demonstrações e oficinas."

Muramatsu define o ônibus como um "museu ambulante". "O objetivo não é ensinar, mas despertar curiosidade no público ao mostrar que existe muita ciência no dia-a-dia", explica. O projeto terá demonstrações sobre óptica, mecânica e eletricidade, além de explorar a relação entre ciência e arte. "A fotografia, por exemplo, poderá ser abordada do ponto de vista da física, matemática, química, eletrônica, história e artes."

Parques

As apresentações nos parques serão realizadas nos finais de semana. "Apesar de as apresentações serem abertas para todas as idades, elas serão divulgadas nas escolas públicas das proximidades", diz o professor. "O ônibus terá um espaço para exibição de vídeos, uma câmara escura para trabalhos com fotografia e gavetas para guardar os equipamentos científicos."

Sob a lona, uma equipe de quatro a cinco monitores fará demonstrações e coordenará oficinas. "Serão construídos objetos simples, como um bumerangue ou helicópteros de papelão, para aplicar princípios de física", afirma Muramatsu. "Se houver interesse dos professores das escolas da região, a equipe do projeto poderá ajudar na realização de feiras de ciências."

Até o final do ano, um projeto-piloto será montado no Parque Cientec, na Zona Sul de São Paulo. "Parte dos experimentos da exposição Som e Imagem - A Física em Ação, realizada na Estação Ciência, em 2005, será instalada no local", planeja o professor.

O projeto, que irá propor parceria com a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente da cidade de São Paulo, também terá a participação da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP e da Estação Ciência. Os equipamentos utilizados nas apresentações serão produzidos pela Ciência Prima, empresa que integra a Incubadora Educacional de Santo A

10/10/2006


Artigos Relacionados


Estações do Metrô ajudam a percorrer roteiros culturais de São Paulo

Música: Sábado é dia de apresentações de chorinho no centro de São Paulo

Música: Apresentações de chorinho agitam centro de São Paulo aos sábados

Estações do Metrô de São Paulo viram palco de apresentações culturais

Orquestra Sinfônica do Estado faz duas apresentações na Sala São Paulo

Victor Mendoza Quartet e CoralUSP fazem duas apresentações em São Paulo