USP inscreve para avaliação seriada dia 11



Objetivo é aproximar a universidade das escolas públicas de ensino médio

A Universidade de São Paulo (USP) receberá inscrições para o seu Programa de Avaliação Seriada (Pasusp) entre os dias 11 e 22 de agosto, diretamente nas escolas onde os alunos estão matriculados. O exame será aplicado em 19 de outubro pela Fuvest, e a partipação é voluntária.

A prova é direcionada aos estudantes do terceiro ano do ensino médio público regular do Estado de São Paulo, que tenham cursado os primeiro e segundo anos também em escolas públicas do País.

A vantagem é que o resultado pode ser revertido em bônus adicional de até 3% na nota da primeira e da segunda fases do vestibular da Fuvest. A prova é baseada em expectativa de aprendizagem documentada conforme as propostas curriculares para o ensino médio da Secretaria Estadual da Educação. Constará de 50 questões objetivas de múltipla escolha e será aplicada em escolas públicas localizadas em cinco regiões da capital e em 44 cidades do Estado.

Dependendo do desempenho do estudante, sua nota no vestibular poderá ser multiplicada por um fator que varia de 1,00 a 1,03 e receber bônus de até 3% sobre a pontuação da primeira e da segunda fases da Fuvest. No cálculo, para chegar ao total de acréscimo, o aluno deve acertar as 50 questões.

As notas dos alunos no Pasusp poderão ser utilizadas no vestibular Fuvest 2009 e também no vestibular do Fuvest 2010. A partir de 2010 e 2011, o Programa de Avaliação Seriada será incorporado progressivamente às outras séries.

Além da possibilidade de 3% de bônus adicional pelo programa de avaliação, o estudante poderá conseguir até 12% de acréscimo em sua pontuação da primeira e segunda fases do vestibular por meio de outras alternativas. Uma delas é o Bônus Universal, pelo qual o aluno que realizou integralmente o ensino médio em escolas publicas públicas brasileiras tem direito a bônus de 3% sobre a nota do vestibular. E há ainda o Bônus Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que garante até 9% a mais na nota obtida, ao estudante de escola pública com bom desempenho no Enem. 

Inclusão – O Programa de Avaliação Seriada é uma parceria entre a Universidade de São Paulo e a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Foi criado após a avaliação favorável dos resultados iniciais do Programa de Inclusão Social da USP (Inclusp), que depois de dois anos de iniciado atingiu a meta de aumento no ingresso à USP de estudantes provenientes do ensino médio público.

Sua principal finalidade é aproximar a universidade das escolas públicas de ensino médio do Estado de São Paulo, de modo a atingir a meta de 30% em 2009. O programa de avaliação visa ainda a minimizar os efeitos da auto-exclusão (que ocorre quando os próprios vestibulandos se consideram sem condições de concorrer a uma vaga na USP), potencializando as chances de ingresso na USP de candidatos egressos do sistema público de ensino ao mesmo tempo que mantém o critério de mérito acadêmico como requisito para isso.  

Cronograma 

11 a 22 de agosto

Pré-inscrição dos alunos, na escola de origem do estudante; 

Início de outubro

Divulgação dos locais de exame, no site da Fuvest (www.fuvest.br

19 de outubro

Aplicação do exame 

Da USP com Secretaria da Educação 



08/07/2008


Artigos Relacionados


USP começa a inscrever para avaliação seriada

USP prorroga prazo para inscrição de avaliação seriada

USP prorroga prazo para inscrição de avaliação seriada

USP prorroga prazo para inscrição de avaliação seriada

Terminam hoje inscrições para avaliação seriada da USP

Alunos do Estado terão avaliação seriada para entrar na USP