USP: Projeto feito em parceria com escola estadual é mostrado em festival internacional
Envolvimento dos alunos começou após a parceria entre um professor da USP e outro da escola
Planejar o uso racional da água como um bem que pode acabar, é vulnerável, e tem alto valor econômico enquanto recurso hídrico. Temas que a Escola Estadual Profª Aurora Ferraz Vianna dos Santos, em Jaboticabal, no interior do Estado, vem colocando em prática com alunos de 10 e 12 anos de idade.
O projeto, iniciado em 2004, nasceu por meio de um curso de especialização da Universidade de São Paulo (USP), feito pelo professor Adriano Buzoli em parceria com o professor de português da escola, Paulo Sérgio Buzolli, e que participa do 3º Empório Sebrae Goiás , realizado simultaneamente ao Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) que foi até domingo, dia 11, em Goiás.
Proposta
O projeto Jaboticabal Consciente fez diversas excursões pelasbacias hidrográficas para abordar os problemas sócio-ambientais do município e, conseqüentemente, conscientizar os alunos sobre a importância da água na vida cotidiana. Outro objetivo foi despertar o interesse dos alunos, pais e da comunidade sobre a utilização racional dos recursos ambientais do município.
Para o professor Paulo Sérgio valeu a pena fazer o projeto na escola. “Rendeu muitos frutos, e o mais importante foi que os alunos levaram adiante o que aprenderam”, completa o professor.
Os resultados
O trabalho realizado foi parar na rádio da cidade. A proposta feita pelos alunos foi de desenvolver vinhetas de trinta segundos sobre diversos temas ambientais como economia doméstica, saúde e redução de resíduos. As vinhetas, veiculadas durante dois meses, foram produzidas nos estúdios da Rádio Vida Nova AM de Jaboticabal sem nenhum custo para os participantes do projeto.
No Empório Sebrae Fica , o projeto será apresentado pelo professor Adriano Buzolli em forma de palestra com o título: "Jaboticabal Consciente: Rádio Como Instrumento para a Educação Ambiental" . A meta é promover a educação ambiental e a cidadania por meio da rádio, e mostrar o potencial do veículo como ferramenta de transformação social e superação de problemas como a pobreza e a desigualdade, e estimular a participação ci
06/15/2006
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