Vacinação contra Aftosa segue até 9 de abril na calha do rio Amazonas



O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) promove, até 9 de abril, vacinação contra febre aftosa em 12 municípios na calha do rio Amazonas. A expectativa é que 500 mil bovinos e búfalos sejam imunizados em 8,1 mil propriedades.

 “Essa é uma ação diferenciada, em que os médicos veterinários realizam exames clínicos, orientam os produtores, cadastram as propriedades e fazem o inventário dos animais”, destaca o secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, Inácio Kroetz.    

O secretário estará  na região, nesta sexta-feira (26), para acompanhar os procedimentos. Hoje, a área é classificada como de risco desconhecido e o último foco da doença foi registrado em setembro de 2004.


Campanha

Esta é a 3ª vacinação oficial na Calha do rio Amazonas, que começou no dia 22 de fevereiro. Participam da operação 300 fiscais federais agropecuários e estaduais. Os municípios envolvidos são Autazes, Barreirinha, Boa Vista dos Ramos, Careiro da Várzea, Careiro Castanho, Itacoatiara, Manaus, Mouses, Nhamunda, Parintins, Rio Preto da Eva e Urucurituba. A primeira vacinação na região ocorreu em maio e junho de 2008. Na ocasião, foram imunizados 300 mil bovinos e búfalos e recadastradas 4,5 mil propriedades rurais de seis municípios.


Fonte: 

Ministério da Agricultura



11/08/2010 03:00


Artigos Relacionados


Vacinação contra aftosa na região da calha do Rio Amazonas começa dia 28

Campanha de vacinação contra febre aftosa de 2012 começa pelo Amazonas

Vacinação contra aftosa vai até sexta

Vacinação contra aftosa no Rio Grande do Sul é prorrogada

Vacinação contra aftosa termina nesta 6ª

Segunda etapa da vacinação contra aftosa vai até dia 30