Vacinação contra raiva animal será retomada este ano, diz Ministério da Saúde



Depois do registro da morte de um gato com o vírus da raiva, em dezembro do ano passado em, São Paulo, a vacinação contra a doença será retomada em todo o País este ano. Ela estava suspensa desde 2010, pois causou efeitos adversos em alguns animais, levando até à morte.

São Paulo não notificava contaminações pela doença desde 1997. No ano passado, a maioria dos estados não realizou a imunização, porque não foi certificada a segurança da vacina. Segundo o Ministério da Saúde, São Paulo recebeu em janeiro doses para a realização de campanha e já realizou a chamada vacinação de bloqueio em cães e gatos.

Segundo a médica veterinária Amélia Margarido, da Associação Humanitária de Proteção e Bem-Estar Animal (Arca Brasil), o ideal é vacinar os animais ao menos uma vez ano. É fundamental também ter cuidado com mordidas de morcegos, principal transmissor do vírus.

“A vacinação anual contra a raiva em cachorros e gatos é o primeiro passo para evitar a doença. É preciso anotar a data para não se esquecer da revacinação anual”, destaca. “Caso encontre um morcego, o ideal é não chegar perto e avisar a vigilância sanitária”, disse.

A transmissão se dá pelo contato com a saliva do animal infectado, principalmente por mordidas, arranhões e lambidas de mucosas. O período de incubação é em média de 45 dias para o homem e de dez dias a 2 meses para cães. Em crianças, o tempo é menor

“Qualquer pessoa que tenha sido atacada por um animal, mesmo sem saber se [ele] está vacinado, deve procurar atendimento médico imediatamente para avaliação e tratamento”, alerta a veterinária..

 

Fonte:
Agência Brasil



17/01/2012 18:27


Artigos Relacionados


Vacinação contra a raiva em cães e gatos será em duas etapas

Saúde pede que estados mantenham vacinação de animais domésticos contra raiva

Saúde: Este sábado tem Campanha de Vacinação contra a Paralisia Infantil

Agricultura anuncia fim da vacinação obrigatória contra a raiva

Sábado é dia de vacinação contra raiva no Instituto Butantan

Butantan oferece vacinação gratuita contra a raiva neste sábado