Vacinação contra sarampo termina em sete estados na próxima sexta



A vacinação contra sarampo termina na próxima sexta-feira (22) nos municípios dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Pernambuco, São Paulo e Rio Grande do Sul. Os demais estados e o Distrito Federal vão vacinar de 13 de agosto a 16 de setembro. A campanha é voltada para crianças entre um e sete anos.

O balanço parcial da campanha de vacinação contra sarampo indica que, até a manhã desta quarta-feira (20), 8.788.736 crianças da faixa etária alvo foram vacinadas nos sete estados. O número corresponde a uma cobertura de 85,72% da população estimada, que é de 10.253.073 nos mesmos sete estados.

A meta é vacinar no mínimo 95% das crianças, mesmo as que já tenham sido vacinadas. A vacina é a única maneira de proteger contra o sarampo. Portanto, pais e responsáveis que ainda não levaram suas crianças para tomar a dose que protege têm até esta sexta-feira para fazê-lo.

 

Campanha 

A vacinação contra sarampo é chamada "campanha de seguimento" e costuma ocorrer em intervalos de três a cinco anos, para reforçar a proteção das crianças contra a doença e manter o Brasil sem transmissão disseminada do vírus. A última campanha do gênero ocorreu em 2004 e outra estava prevista para 2009, mas não aconteceu por conta da pandemia de gripe H1N1; nem ocorreu em 2010 por conta da vacinação contra a influenza pandêmica.

Planejada para 2011, a "campanha de seguimento" do sarampo aconteceria, em todo o país, na segunda etapa da vacinação contra a paralisia infantil, dia 13 de agosto. Porém, um surto de sarampo na Europa, que desde o início do ano já tem mais de 6,5 mil casos suspeitos notificados, sendo 5 mil somente na França, fez com o que o Ministério da Saúde, juntamente com estados e municípios, antecipasse a ação em áreas prioritárias.

Com a proximidade das férias de meio de ano, foram levados em conta três critérios para identificar os estados onde a campanha seria antecipada: estados com maior fluxo turístico; maior densidade populacional, dificultando operações efetivas de bloqueio vacinal, em caso de surtos; e com menores coberturas da vacina tríplice viral nos últimos anos.

Para as duas etapas da vacinação, o Ministério da Saúde investiu R$ 146,7 milhões na compra e distribuição das doses, agulhas e seringas; e repassou mais R$ 16,3 milhões aos estados e municípios, para organizarem a campanha nos municípios.

  

Fonte:
Ministério da Saúde



20/07/2011 20:49


Artigos Relacionados


Campanha de vacinação contra o sarampo termina nesta sexta-feira em oito estados

Campanha de vacinação contra o sarampo termina nesta sexta

Estados podem prorrogar vacinação contra sarampo que termina nesta 6ª

Campanha de vacinação contra sarampo termina nesta sexta-feira e meta de 95% foi superada

Megacampanha de vacinação termina na próxima sexta-feira

Campanha de vacinação contra a gripe termina na sexta