Vai à Câmara cobertura para tratamento oncológico domiciliar por planos de saúde



A Comissão de Assuntos Sociais do Senado (CAS) aprovou nesta quarta-feira (16) um projeto de lei que obriga os planos de saúde a cobrirem o tratamento domiciliar oncológico – relacionado ao câncer – de uso oral. A próxima etapa na tramitação dessa matéria será sua análise e votação na Câmara dos Deputados.

O projeto (PLS 352/11) é da senadora Ana Amélia (PP-RS). Quando apresentou a proposta, no ano passado, ela citou a estimativa de que cerca de 40% dos tratamentos oncológicos empregam medicamentos de uso domiciliar, substituindo os tratamentos com regime de internação hospitalar ou ambulatorial. Também citou a previsão de que esse percentual pode subir para 80% nos próximos 15 anos.

A senadora também ressalta que, além de não cobrirem esse tipo de tratamento, atualmente os planos de saúde transferem parte desses pacientes e seus respectivos custos assistenciais para o Sistema Único de Saúde (SUS).

A proposta de Ana Amélia altera a Lei 9.656, de 1998, que trata dos planos de saúde. O texto contou com parecer favorável do senador Waldemir Moka (PMDB-MS), que é médico.

De acordo com o projeto, os planos de saúde que incluem atendimento ambulatorial terão de cobrir o tratamento de quimioterapia oncológica domiciliar de uso oral, incluindo os medicamentos para controle de efeitos adversos relacionados ao tratamento e “adjuvantes”. Já os planos que incluem internação hospitalar teriam de cobrir a quimioterapia oncológica ambulatorial e domiciliar e os procedimentos radioterápicos para tratamento de câncer e hemoterapia (para garantir a continuidade da assistência prestada durante a internação hospitalar).



16/05/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Inclusão obrigatória de quimioterapia oral domiciliar na cobertura dos planos de saúde em debate na CAS

Planos de saúde serão obrigados a cobrir tratamento domiciliar de câncer

Planos de saúde poderão ter que cobrir tratamento domiciliar contra câncer

Tratamento do câncer pode avançar com projeto que amplia cobertura por parte de planos de saúde

Ministério da Saúde expande acesso ao tratamento oncológico

Vai viajar? Icesp dá dicas de saúde aos pacientes em tratamento oncológico