Valadares: ONU contradiz otimismo do governo sobre futuro da economia



O senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) afirmou, em discurso nesta terça-feira (25), que um documento divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU) sobre as repercussões da crise de empréstimos imobiliários nos Estados Unidos contradiz o otimismo do governo brasileiro.

Um dos pontos fracos da economia brasileira, citado pelo documento, é a valorização do real frente ao dólar, que pode afetar a indústria nacional. O senador propõe que o trabalho seja examinado profundamente pelas autoridades brasileiras.
O documento foi preparado pela Conferência da ONU para o Comércio e o Desenvolvimento (Unctad) e é assinado por uma equipe liderada por Heiser Flassbeck, ex-ministro das Finanças da Alemanha.

Ele sustenta que o Brasil "ainda está altamente vulnerável", afirmando que será difícil que o governo Lula consiga manter juros altos e ao mesmo tempo evite a valorização do real. Afinal, continua sendo bom negócio tomar empréstimos baratos no Japão e aplicar em títulos dentro do Brasil, que ainda pagam juros elevados. Para Flassbeck, "o que acabará sendo afetado, como resultado, é a capacidade do Brasil de competir".

Antônio Carlos Valadares pondera que a crise internacional lhe parece séria e, por isso, sua recomendação de que sejam avaliadas as mais diversas opiniões. Ele entende que não se pode descartar os alertas da equipe de economistas da ONU, especialmente a parte que fala da "valorização artificial" da moeda brasileira como "uma das causas da perda de competitividade da economia brasileira no mundo".

O senador disse que boa parte dos analistas de finanças externas começa a opinar que os desdobramentos da crise dos empréstimos imobiliários nos Estados Unidos não foram sustados com a maciça injeção de dólares do Banco Central norte-americano (FED) para ajudar bancos em maior dificuldade. Assim, Valadares acha prudente que a situação seja examinada com muito cuidado, apesar do otimismo do presidente Lula e do ministro da Fazenda, Guido Mantega.

25/09/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valadares: ONU contradiz otimismo do governo sobre futuro da economia

Empresários do comércio mantêm otimismo sobre a economia

Otimismo do consumidor de SP sobre economia do País é recorde em fevereiro

Otimismo das famílias brasileiras sobre economia registra queda em fevereiro

Dilma manda mensagem de otimismo sobre economia em 2012 ao mercado

Grau de otimismo sobre a economia brasileira será apresentado nesta terça (12)