Valdir Raupp assinala importância do café para a economia nacional



Em discurso no Plenário nesta quinta-feira (2), o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) lembrou o Dia do Café, comemorado em 24 de abril, destacando importância da produção para a economia brasileira. Ele registrou que o seu estado, Rondônia, é o 6º maior produtor de café do país e o 2º da Região Norte .

- O produto tem grande importância econômica, cultural e social para o país - afirmou o senador, assinalando que o cafezinho é "uma instituição nacional" e está na casa de todos os brasileiros.

Valdir Raupp, no entanto, lamentou a balança comercial do produto, dizendo que embora o Brasil seja o maior produtor mundial de café, é um dos maiores importadores do produto beneficiado.

Na avaliação do senador, a atual condição do Brasil no mercado internacional de café mostra que o Brasil parou na história. Ele disse que o Brasil produz um grão de alta qualidade e pouco valor agregado. Para evitar esse desequilíbrio, o senador cobrou a elaboração de marcas e padrões de beneficiamento do grão. Ele frisou que não basta o Brasil ser o celeiro do mundo, mas o país deve desenvolver modelos próprios do produto e agregar valor às commodities.

Na opinião do senador, o próximo salto fundamental é dotar a indústria brasileira de capacidade internacional. Raupp disse que governos e bancos de fomento deveriam financiar empresas para o beneficiamento do café e de outros produtos.

- Queremos tomar um legítimo café brasileiro: plantado, colhido, torrado e moído por mãos brasileiras - disse.

Brasil Sem Miséria

Valdir Raupp também assinalou o lançamento do Programa Brasil Sem Miséria, que ocorreu na manhã desta quinta-feira no Palácio do Planalto. O programa pretende tirar 16 milhões de brasileiros da miséria absoluta.

- Acompanhei vários lançamentos de programas sociais, mas este foi um dos lançamentos mais bonitos da história do Brasil. Foi um dia memorável - declarou.

O senador também pediu um programa de governo para a duplicação de rodovias federais. Ele disse que o Brasil tem 60 mil quilômetros de rodovias asfaltadas e menos de 5 mil quilômetros são duplicados.

- A medida evitaria acidentes e favoreceria o escoamento da produção - afirmou.



02/06/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valdir Raupp destaca importância da Agência Nacional de Águas

Raupp destaca pesquisa sobre participação do café na economia nacional

Valdir Raupp registra lançamento da Agenda Legislativa do Cooperativismo e destaca importância do setor para o Brasil

Valdir Raupp ressalta importância de hidrelétrica no Rio Madeira

Valdir Raupp salienta o papel do agronegócio na economia

Valdir Raupp destaca importância do Plano Safra da Agricultura Familiar