Valdir Raupp celebra memória de Ulysses Guimarães e história do PMDB




O senador Valdir Raupp (PMDB-RO), em discurso nesta terça-feira (11), celebrou a memória de Ulysses Guimarães, nascido em 6 de outubro de 1916 e morto em 12 de outubro de 1992, há quase 19 anos, em um acidente de helicóptero em Angra dos Reis (RJ). Raupp destacou o papel fundamental do político para a história do PMDB e do Brasil.

- As suas contribuições permaneceram e nos ajudaram a transformar o PMDB no maior partido do Brasil e a pavimentar a estrada que permitiu ao país ser respeitado internacionalmente pelas oportunidades reais de uma economia estável e de uma democracia consolidada - disse.

Valdir Raupp - que hoje ocupa posição também já ocupada por Ulysses, a presidência do partido - ressaltou o sentimento partidário que havia no político e que essa unidade ainda está viva entre os integrantes do PMDB.

- Filiado há 30 anos e, hoje, como presidente do PMDB, tenho a satisfação de continuar este trabalho iniciado pelo Dr. Ulysses - declarou Raupp, informando ter percorrido os estados do país para fortalecer o partido para as eleições municipais do ano que vem.

Segundo o senador, "a consolidação do PMDB teve em Dr. Ulysses um protagonista exemplar", que enfrentou a ditadura e fez com que o partido buscasse seus ideais de uma sociedade justa, igualitária e, acima de tudo, democrática.

- Foi o PMDB que ajudou a escrever a história recente do Brasil, principalmente nos debates para as eleições diretas, e, assim, aprendeu a respeitar divergências, inclusive, dentro do próprio partido - continuou.

De acordo com o parlamentar, graças à força do PMDB o Brasil teve a Assembléia Nacional Constituinte, em 1986, presidida por Ulysses, e eleição direta para a Presidência da República, em 1989. O senador destacou a "Constituição Cidadã", e garantiu direitos aos mais pobres e consolidou os princípios da liberdade e da democracia.

- Inspirado em Ulysses, somos um partido genuinamente nacional, de luta e sintonizado com os anseios populares. O PMDB tem uma história de compromisso com o Brasil - disse.

Hoje, o PMDB também contribui para o desenvolvimento do país, tem em suas fileiras o vice-presidente do Brasil, Michel Temer, 2,3 milhões de filiados e, na última eleição, 66 milhões de votos. Também foram eleitos cinco governadores, oito vice-governadores, 78 deputados federais, 172 deputados estaduais e 20 senadores da República, além de 1.175 mil prefeitos, 906 vice-prefeitos e 8,5 mil vereadores.



11/10/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valdir Raupp celebra 45 anos do PMDB

Paim homenageia memória de Ulysses Guimarães

Mão Santa, com Medalha Ulysses Guimarães no peito, pede independência ao PMDB

Valdir Raupp homenageia o PMDB

Valdir Raupp destaca encontro do PMDB

Valdir Raupp assume presidência do PMDB