Valdir Raupp diz que obras de Jirau devem ser retomadas ainda nesta terça-feira




Em relato, no Plenário, sobre a ida da comissão externa às obras das hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio no Amazonas, o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) informou aos colegas que a situação em Jirau já se encontra normalizada e que as obras devem ser retomadas já nesta terça-feira (5). Ele é um dos seis senadores que integram a comissão.

Raupp elogiou a agilidade do presidente da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), em atender ao requerimento do ex-governador de Rondônia e atual senador Ivo Cassol (PP) e criar a comissão para verificar a situação após os conflitos ocorridos no dia 16 de março. Os demais integrantes da comissão, além de Rollemberg e Cassol, informou, foram o senador e ex-governador do Acre, Jorge Viana (PT), o senador Acir Gurgacz (PDT-RO) e o senador Blairo Maggi (PR-MT)

- O que vimos lá foi um ato de vandalismo de poucas pessoas em que queimaram 30 acampamentos numa obra com cerca de 20 mil trabalhadores. A situação está distensionada - declarou.

Raupp informou que a Usina de Santo Antônio já voltou a funcionar plenamente e que Jirau deve voltar a funcionar aos poucos. Informou também que as investigações sobre os episódios estão sendo realizadas pela Polícia Federal e pela polícia estadual. Ele declarou que, ao que tudo indica, o quebra-quebra "foi obra de bandidos". Segundo o parlamentar, o governo federal enviou efetivo da Força Nacional de Segurança federal, da qual permanecem 150 homens no local.

O senador Blairo Maggi (PR-MT) disse, em aparte, que a ida da comissão ao local dos distúrbios mostrou "a inexistência de problemas trabalhistas, conforme se suspeitava". Confirmou a presença de sindicalistas, especialmente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e salientou que a data do dissídio coletivo para discutir aumento salarial é no início de maio. O parlamentar destacou ainda a "importância da obra para o crescimento sustentável do país".

O senador Ivo Cassol, por sua vez, comentou a forma como os atos ocorridos em Jirau tiveram "efeito cascata", espalhando-se pela Usina de Santo Antônio, depois para o estado do Mato Grosso e outros estados, em obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Aproveitou a oportunidade para propor novamente a criação do ICMS Verde, de modo que parte da renda obtida com a energia gerada no estado quando as usinas estiverem em funcionamento, com alíquota entre 10% e 12%, seja revertida para o estado.

Código Florestal

Ao final de seu discurso, Raupp mencionou a presença de cerca de mil trabalhadores rurais em manifestação ao redor do Congresso Nacional pedindo agilidade na aprovação do projeto que modifica o Código Florestal Brasileiro. Raupp disse desejar que a aprovação seja breve na Câmara e no Senado.

05/04/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Raupp diz que obras para construção do teatro de Porto Velho devem ser retomadas

Votações em Plenário devem ser retomadas na terça-feira; pauta tem dez medidas provisórias

Valdir Raupp afirma que hidrelétrica de Jirau ficará pronta no próximo ano

Obras da Jacuí I devem ser retomadas este ano

Raupp espera que obras de Jirau voltem à normalidade

Obras da Arena Corinthians devem ser retomadas na segunda (2)