Valdir Raupp lembra Dia do Administrador



Em discurso no Plenário nesta segunda-feira (9), o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) prestou uma homenagem aos administradores. A data de 9 de setembro é dedicada ao Dia do Administrador porque nessa data, em 1965, foi promulgada a Lei 4769 – que dispõe sobre o exercício da profissão. O senador disse que a administração é uma atividade rica, instigante e essencial ao desenvolvimento do país.

- Orgulho-me da minha condição de administrador de empresas – declarou.

Raupp disse que o curso de Administração é uma excelente opção para os jovens e está entre os mais procurados do país, ao lado dos cursos de Direito, Pedagogia e Engenharia.

O senador lembrou que a administração de empresas tem história relativamente recente no Brasil. Foi em 1952 que a Fundação Getúlio Vargas (FGV) criou a primeira instituição de ensino da matéria, a Escola Brasileira de Administração Pública. Com a rápida industrialização do país a partir das décadas de 1950 e 1960, ressaltou, os desafios da administração aumentaram e os profissionais da área se tornaram imprescindíveis.

Raupp também registrou que em 1990 havia 350 cursos de Administração no Brasil. Hoje, são mais de 2.300. O parlamentar aproveitou para pedir aos deputados a aprovação do projeto de lei (PL) 6954/2010, do deputado Sandro Mabel (PMDB-GO), que estabelece o piso salarial do administrador.

- A aprovação da matéria representará uma grande conquista para os administradores. A esses profissionais, que colaboram com o crescimento do país, o meu abraço, o meu reconhecimento e a minha consideração – afirmou o senador.

Em aparte, o senador Cícero Lucena (PSDB-PB) elogiou o pronunciamento do colega. Ele lembrou que foi em 1993, quando era vice-governador da Paraíba, que foi criado o curso de Administração na Universidade Estadual (UEPB). Cícero Lucena disse que é preciso estimular a formação de administradores para, assim, colaborar com a qualidade da gestão pública brasileira.

Royalties

Valdir Raupp ainda parabenizou a presidente Dilma Rousseff pela sanção da lei que destina 75% dos royalties do petróleo para a educação. O restante dos recursos será destinado à saúde. O senador afirmou que, em alguns anos, o país terá investimentos para “turbinar a educação”. Raupp acrescentou que Coréia do Sul, China e Finlândia são exemplos de países que deram um salto de desenvolvimento exatamente por conta do investimento em educação.



09/09/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valdir Raupp lembra trajetória do ensino técnico federal no Brasil

Valdir Raupp defende aperfeiçoamentos na MP 443

Valdir Raupp destaca lançamento do PAC 2

Valdir Raupp diz que PAC já é realidade em Rondônia

Valdir Raupp homenageia o PMDB

Valdir Raupp se diz otimista com documento produzido na Rio+20