Valdir Raupp pede ao governo federal duplicação de mais rodovias para reduzir acidentes




Em discurso nesta segunda-feira (10), o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) pediu ao governo que intensifique a duplicação de rodovias federais por todo o país. Ele disse que a duplicação e a melhoria das estradas vão ajudar na redução do grande número de acidentes e mortes contabilizados diariamente nas estradas do país.

O senador lamentou que o Brasil tenha aparecido, em recente ranking mundial, como uma das 25 piores estruturas rodoviárias dentre 142 países pesquisados. De acordo com ele, especialistas calculam ser necessário R$ 1 trilhão em investimentos na logística brasileira, principalmente nas rodovias.

Valdir Raupp disse ter ficado mais tranquilo com a realidade da infraestrutura rodoviária brasileira depois de conversar com o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos. Segundo o senador, o ministro enumerou diversas ações federais em prol da malha rodoviária brasileira e da logística de transporte da produção nacional.

O senador informou que o governo federal aumentou de 13 para 70 o número de postos de pesagem de carga nas rodovias federais, por exemplo.

- Com o aumento de postos de pesagem, o número de veículos com excesso de peso nas estradas tende a diminuir, o que pode resultar em menos danos ao pavimento, menos gastos com manutenção e, acima de tudo, menos riscos de acidentes - interpretou o senador.

Ainda de acordo com o ministro dos Transportes, disse o senador, a segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) prevê R$ 50 bilhões de investimentos nas estradas federais até 2014, com a construção de mais 8 mil quilômetros e a manutenção de outros 55 mil quilômetros.

Como exemplos de ações concretas do governo federal, Raupp citou a duplicação de 95 quilômetros da BR-365, em Minas Gerais; pavimentação de mil quilômetros da BR-163 (do Mato Grosso até o Pará) e a duplicação e melhoria de 348 quilômetros da BR-101, entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O senador também citou os projetos do Arco Rodoviário do Rio de Janeiro, do Rodoanel de São Paulo e da Via Expressa Baía de Todos os Santos, além de várias pontes na Região Norte.



10/10/2011

Agência Senado


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