Vanessa comemora emancipação política do estado do Amazonas
A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) comemorou, nesta quinta-feira (5), os 162 anos de emancipação política do estado do Amazonas, que ocorreu no dia 5 de setembro de 1850. Grazziotin lembrou que, até então, os amazonenses eram subordinados ao estado do Pará e destacou que a celebração da data não significa refutar o importante papel exercido pelo estado do Pará, mas reconhecer a importância do compartilhamento das tomadas de decisão.
-Sob o governo de D. Pedro II, o Império do Brasil detinha, até fins do século IXX, indiscutível traço centralizador. Celebramos nossa autonomia em 1850, portanto, tendo em vista a importância do lento e progressivo compartilhamento das tomadas de decisão, centralizadas naquele gigantesco Brasil, pelo distante poder central, na antiga cidade do Rio de Janeiro, e os diversos poderes locais, em todo o território nacional - disse.
Grazziotin observou que os amazonenses celebram a data com desfiles de escolas públicas e escolas privadas em todo o estado e afirmou que milhares de pessoas se deslocam para acompanhar essas apresentações. A senadora ainda ressaltou que o estado tem suas peculiaridades em relação ao Nordeste, ao Sul e ao Sudeste e observou que o surgimento da Província do Amazonas, ainda no Império, é algo natural, dado o gigantismo do território brasileiro.
- Por sua fidelidade ao unitarismo territorial – princípio que atravessa, no tempo, a monarquia e a república brasileiras –, o Amazonas conquistou o direito de se tornar província autônoma no ano de 1850, direito esse confirmado pela Lei n.° 582, de 5 de setembro de 1852. O Estado do Amazonas, que eu aqui tenho a honra de representar nesta Casa, representa, em sua configuração atual, a maior unidade federativa brasileira – registrou.
Dia da Amazônia
Vanessa Grazziotin também celebrou o Dia da Amazônia, comemorado nesta quinta-feira (5). Para ela, comemorar a data é debater os mecanismos e as políticas que devam ser adotadas para conciliar desenvolvimento econômico, desenvolvimento social e sustentabilidade da região.
- Nesse Dia da Amazônia, nós estamos muito envolvidos no debate e nos projetos acerca do desenvolvimento sustentável. E a gente tem vários projetos já, que são projetos nascentes, entretanto com um futuro maravilhoso, e entre eles eu poderia citar a piscicultura no estado do Amazonas, que tem uma grande capacidade de desenvolvimento e com uma pressão muito baixa em relação à floresta - explicou.
05/09/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Amazonas comemora 161 anos de autonomia política, registra Vanessa Grazziotin
Vanessa Grazziotin comemora decisão de ministro do STF favorável ao Amazonas
Amazonas está em estado de alerta contra a dengue, informa Vanessa Grazziotin
Vanessa Grazziotin diz que bancada do Amazonas está unida para defender interesses do estado
Vanessa Grazziotin comemora opinião positiva do eleitor sobre mulheres na política
Vídeo | Procuradoria da Mulher vai contribuir para emancipação feminina, diz Vanessa Grazziotin