Vanessa elogia oferta de crédito para produtores atingidos pelas cheias no Norte



A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) comemorou nesta quinta-feira (10) a criação de uma linha especial de crédito para atender agricultores prejudicados pelas cheias na região Norte. O anúncio foi feito de manhã, em Manaus (AM), pelo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra.

A situação, que já é difícil para a população em geral, causa ainda mais sofrimento aos agricultores, lembrou a senadora.

– Os produtores rurais sofrem um problema a mais, porque além da invasão de suas casas pela água, eles perdem sua produção e, portanto, a capacidade de sustento da sua família em um período que vai de seis meses a um ano.

Segundo a senadora, serão beneficiados pequenos agricultores de municípios com decreto de situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecido pela Secretaria Nacional de Defesa Civil. De acordo com o ministério, o crédito foi uma determinação da presidente Dilma Roussef, que já havia tomado a mesma decisão no caso da seca no Nordeste.

- Essa notícia é algo inédito. Nunca, na história, aconteceu isso no estado do Amazonas. Nunca as pessoas foram tão bem tratadas, tão bem cuidadas como agora – disse Vanessa.

O total dos empréstimos, segundo a senadora, pode chegar a R$ 350 milhões, por meio do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO). Vanessa Grazziotin informou ainda que o crédito difere de outras linhas porque há um rebatimento de 40% no total a ser pago pelo agricultor familiar atingido. O restante corresponde a uma ajuda do governo.



10/05/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Defesa Civil repassa 26,5 milhões para atingidos pelas cheias no Amazonas

Parlamentares de Santa Catarina traçam plano de ajuda para atingidos pelas cheias

José Jorge diz que atingidos pelas cheias no Nordeste ainda não receberam ajuda federal

Governo libera R$ 350 mi para atender prejudicados pelas cheias na região Norte

Vanessa Grazziotin descreve estragos provocados pelas cheias no Amazonas

Heráclito Fortes sugere ao presidente Lula visitar os estados nordestinos atingidos pelas cheias