Vanessa Grazziotin: 'A mulher pode'



"A mulher pode". Com essa frase, repetindo o que disse a presidente da República Dilma Rousseff no dia da sua posse, em 1º de janeiro, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), presidente do Conselho do Diploma Mulher Cidadã Bertha Lutz , homenageou todas as mulheres durante a sessão solene do Congresso Nacional destinada a celebrar o Dia Internacional da Mulher - comemorado oficialmente em 8 de março. Para a senadora, neste ano a data tem um significado especial.

- Pela primeira vez, em mais de um século de existência, a República Federativa do Brasil é presidida por uma mulher, Dilma Rousseff - disse ela.

Quanto à afirmação "a mulher pode", Vanessa assinalou que ela expressa com "razão e sensibilidade o orgulho, a bravura e a indomável persistência das brasileiras em ser participativas e também titulares no comando do país".

A senadora lamentou, no entanto, a pequena representação feminina na política mundial, que não chega a 20%, segundo explicou, e, no Brasil, corresponde a menos de 10%.

Vanessa Grazziotin também fez uma homenagem especial à feminista Bertha Lutz que, como deputada federal, entre julho de 1936 e novembro de 1937, foi autora da lei que deu o direito ao voto às mulheres brasileiras.

Ao encerrar seu pronunciamento, a senadora deixou claro que o Dia Internacional da Mulher não é importante para que as mulheres ganhem rosas, mas para dar prosseguimento à luta por mais direitos e dignidade.

- Que mulheres e homens sejam partícipes desta luta - conclamou a senadora

01/03/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Vanessa Grazziotin defende participação da mulher na política

Vanessa Grazziotin é designada procuradora da mulher no Senado

Vanessa Grazziotin registra inauguração da Procuradoria da Mulher no Senado

Vanessa Grazziotin toma posse como Procuradora da Mulher no Senado

Vanessa Grazziotin elogia programa de combate à violência contra a mulher

Vanessa Grazziotin comunica participação em evento sobre a mulher em São Paulo