Vanessa Grazziotin celebra 60 anos do CNPq




A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) celebrou, nesta quarta-feira (13), os 60 anos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Ela elogiou os governos de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff pelo apoio à instituição e lembrou que o crescimento dos investimentos no setor é fundamental para o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida da população.

- Destaco a importância do Congresso Nacional porque conseguimos, com muita luta, aprovar e fazer constar dos orçamentos dos últimos anos a impossibilidade de contingenciamento dos recursos dos fundos setoriais de ciência e tecnologia - acrescentou.

A senadora afirmou que dados mostram que os pesquisadores conseguiram sensibilizar o governo para a necessidade de maiores investimentos no setor. De acordo com Vanessa Grazziotin, os recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico subiram de R$ 350 milhões, em 2002, para R$ 2,3 bilhões em 2010, "aumento muito significativo", na sua avaliação.

Cieam

No mesmo discurso, a senadora saudou a posse nesta terça-feira da nova diretoria do Centro da Indústria do Estado da Amazônia (Cieam), que segundo ela tem contribuído para a competitividade e o desenvolvimento do Pólo Industrial de Manaus.

Wilson Périco, vice-presidente da Federação das Indústrias do Amazonas (Fieam) e presidente do Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares de Manaus (Sinaees), é o novo presidente do Cieam.

Vanessa Grazziotin informou que o Cieam é uma entidade de classe da indústria do Amazonas fundada em 1979, com 165 empresas afiliadas. O faturamento da indústria amazonense para este ano, segundo ela, deve crescer em 14%, patamar superior ao nacional. O número de empregos no Pólo Industrial deve ter incremento de 10%.

- Esses números são extremamente animadores, mas não nos deixam despreocupados. Pelo contrário, precisamos dar avanços significativos e importantes. O primeiro deles, eu não tenho dúvida nenhuma, é melhorar o valor salarial, os salários pagos aos colaboradores, aos operários, aos trabalhadores que trabalham, direta e indiretamente, para as indústrias instaladas no polo industrial de Manaus - disse.

A parlamentar observou ainda que, no momento em que o governo pretende implementar uma nova política industrial, o Amazonas se destaca por ser um estado com modelo de desenvolvimento econômico que reúne geração de emprego com preservação ambiental.



13/07/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Vanessa Grazziotin comemora os 91 anos do PCdoB

Vanessa Grazziotin comemora 39 anos da Rede Amazônica

Vanessa Grazziotin saúda os 45 anos da Zona Franca de Manaus

Vanessa Grazziotin comemora sete anos de Lei Maria da Penha

Vanessa Grazziotin saúda os 79 anos do município amazonense de Coari

Vanessa Grazziotin felicita Diário do Amazonas pelos 27 anos