Vanessa Grazziotin comemora ponte e PEC para ampliação da Zona Franca de Manaus




No dia do aniversário de 342 anos da cidade de Manaus (AM), a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) comemorou em Plenário nesta segunda-feira (24) a ida da presidente Dilma Rousseff à capital do Amazonas para entrega de dois presentes à cidade. O primeiro foi a inauguração da ponte sobre o Rio Negro, ligando Manaus ao município de Iranduba. O segundo foi a assinatura da Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que será encaminhada ao Congresso Nacional ainda esta semana, ampliando o prazo e a extensão da Zona Franca de Manaus.

Vanessa Grazziotin registrou que, nesta manhã em Manaus, a presidente Dilma e o ex-presidente Lula estiveram pela primeira vez juntos em uma solenidade oficial do governo. O motivo, disse a senadora, foi a importância da obra inaugurada por eles na cidade. A ponte tem 3.595 metros de comprimento, sendo a terceira maior ponte de água doce do mundo. Ao custo de R$ 1 bilhão, levou quase quatro anos para ser concluída.

- Esta obra era necessária para dar um desenvolvimento mais ordenado à região. Eu não tenho dúvida que, a partir de hoje, muitos dos investimentos que são feitos na cidade de Manaus se deslocarão para o município de Iranduba. Aliás, é exatamente lá que está prevista a construção da cidade universitária, ou seja, a Universidade Estadual do Amazonas (UEA), maior universidade do estado, planeja a construção da cidade universitária no município - afirmou a senadora.

Vanessa Grazziotin disse ainda que a presidente Dilma, ao visitar Manaus há alguns dias para uma reunião de governadores da região Norte, prometeu voltar no aniversário da cidade com um presente para a população. O presente foi a assinatura da PEC que prorroga por mais 50 anos a vigência da Zona Franca de Manaus. A proposta deve agora ser votada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado. De acordo com as regras atuais, os incentivos da zona franca vencem em 2023.

O texto da lei também amplia o pólo industrial de Manaus para a região metropolitana da capital amazonense. Segundo a senadora, a medida é importante para o estado porque a área reservada à Zona Franca, definida há 44 anos, está saturada. Os poucos terrenos ainda não ocupados não seriam apropriados para receber instalações industriais. A ampliação será importante para a consolidação do pólo industrial, que registra para este ano faturamento na casa dos R$ 40 bilhões e já atingiu a meta de criação de 120 mil empregos diretos. Para a senadora do Amazonas, esta segunda-feira foi um "dia histórico" para os amazonenses.



24/10/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Vanessa Grazziotin comemora sucesso da Zona Franca de Manaus

Vanessa Grazziotin comemora sucesso da produção de 'tablets' na Zona Franca de Manaus

Vanessa Grazziotin comemora aniversário da Zona Franca de Manaus e destaca faturamento recorde no ano passado

Vanessa Grazziotin quer garantia de competitividade para Zona Franca de Manaus

Vanessa Grazziotin defende prorrogação da Zona Franca de Manaus

Vanessa Grazziotin saúda os 45 anos da Zona Franca de Manaus