Vanessa Grazziotin defende Cuba de críticas por desrespeito aos direitos humanos




Em discurso no Plenário nesta terça-feira (7), a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) lamentou que "novas ondas de informações equivocadas" sobre Cuba tenham vindo à tona. Vanessa Grazziotin, que é presidente do grupo parlamentar Brasil-Cuba, disse que aquele país tem recebido acusações arbitrárias de desrespeitar os direitos humanos.

De acordo com a senadora, o tema ganhou força com a recente visita da presidente da República, Dilma Rousseff, à ilha comunista. A senadora lembrou que a presidente disse que todos os países têm "telhado de vidro" em relação aos direitos humanos.

- A presidente Dilma nos honra com suas declarações corajosas - afirmou Vanessa Grazziotin.

A senadora informou que também esteve recentemente em Cuba e detectou os avanços do país. Segundo Vanessa, apesar do bloqueio dos Estados Unidos, que vigora há mais de 50 anos, Cuba consegue evoluir. A senadora ressaltou que a maioria dos estados membros da Organização das Nações Unidas (ONU) são favoráveis ao fim do bloqueio.

- Como os Estados Unidos e Israel são contra, o bloqueio permanece. Esse bloqueio é uma forma de atentado contra os direitos humanos - declarou a senadora do PCdoB.

De acordo com Vanessa Grazziotin, Cuba apresenta bons números em assuntos de saúde. O índice de mortalidade infantil está entre os menores do mundo e a expectativa de vida é de 70 anos, uma das mais altas do planeta. Também é o país que mais tem médicos por habitantes. Vanessa disse que Cuba é livre do analfabetismo e ainda é uma potência olímpica. Além disso, 98% da população têm acesso a saneamento básico e energia elétrica.

- Será que isso não tem a ver com o respeito aos direitos humanos? - questionou.

A senadora reconheceu que o povo cubano passa por várias privações, mas pediu que os críticos de Cuba também falem sobre a prisão que os Estados Unidos mantêm em Guantânamo, onde há denúncias de desrespeito aos direitos humanos.



07/02/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Vanessa Grazziotin defende embaixador de Cuba e nega complô contra Yoani Sánchez

Vanessa Grazziotin defende governo de críticas por baixo crescimento do PIB

Vanessa Grazziotin rebate críticas da oposição e defende gestão da Petrobras

Vanessa Grazziotin responde a críticas de Demóstenes Torres e defende Zona Franca

Vanessa Grazziotin relata viagem a Cuba

Vanessa Grazziotin comemora decisões favoráveis a Cuba e à Palestina