Vanessa Grazziotin defende projeto unificação do ICMS para importados



Em pronunciamento nesta quarta-feira (21), a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) manifestou apoio “irrestrito e integral” ao Projeto de Resolução do Senado (PRS) 72/10, em discussão na Casa, que unifica as alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) para produtos importados.

Vanessa ressaltou que o Amazonas é o estado mais prejudicado com a redução de alíquotas do imposto por outros estados da Federação, os quais, acentuou, encontram nessa prática uma oportunidade de ampliar a sua arrecadação.

O Amazonas, ressaltou, é o único estado com “condições legais e mandato constitucional” para praticar incentivos fiscais, disse Vanessa. Ela explicou que o Pólo Industrial de Manaus tem seu modelo produtivo baseado em incentivos fiscais.

Conforme a senadora, esse modelo continua a ser necessário para compensar as desvantagens regionais, pois o Amazonas fica distante dos grandes centros, e Manaus ainda é carente de infraestrutura, logística e mão de obra capacitada.

- A Zona Franca de Manaus sofre muito com a guerra fiscal – afirmou, referindo-se justamente a incentivos fiscais concedidos por diversos estados no intuito de atraírem investimentos.

Vanessa destacou ainda reportagem publicada pelo jornal Folha de S. Paulo sobre a demissão recente de 5.256 trabalhadores da Zona Franca de Manaus de janeiro a março de 2012. No entender da parlamentar, o jornal paulista de circulação nacional apenas põe em relevo um fenômeno noticiado “todos os dias” pelos jornais locais. Ela atribuiu as demissões à entrada dos importados.

Os dois setores mais atingidos pelas demissões são o de motocicletas e o de aparelhos de ar-condicionado split. O corte no Imposto sobre Produtos Importados (IPI), determinado pelo governo federal não foi suficiente para devolver a competitividade aos produtos fabricados na Zona Franca de Manaus, segundo avaliação de Vanessa.

A senadora, no entanto, disse compreender a situação de Santa Catarina, Goiás e Espírito Santo, e defendeu uma compensação a esses estados, que terão uma “queda brusca” na arrecadação com a aprovação do projeto de resolução do Senado.



21/03/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Vanessa Grazziotin destaca debate sobre unificação do ICMS

Ivo Cassol defende unificação do ICMS sobre importados

Unificação do ICMS sobre importados vai com urgência para o Plenário

Unificação do ICMS de importados pode ser votada pela CAE

Aprovada unificação da alíquota de ICMS sobre produtos importados

CAE rejeita reexame da unificação do ICMS sobre importados pela CCJ