Vanessa Grazziotin destaca relançamento da Frente Parlamentar Brasil-Cuba
Em discurso no Plenário nesta quinta-feira (9), a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) destacou a reinstalação da Frente Parlamentar Brasil-Cuba, que ocorreu nessa terça-feira (7) na Câmara dos Deputados. Vanessa Grazziotin foi eleita presidente da frente.
Criado em 1989, o grupo completa 22 anos em 2011 e é integrado por mais de 180 parlamentares. Segundo Vanessa, o objetivo da frente é promover o intercâmbio de experiências políticas, econômicas e culturais entre os dois países. A senadora lembrou que o primeiro presidente da frente foi o senador Roberto Requião (PMDB-PR). Também já ocuparam o posto o deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) e o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP).
Vanessa Grazziotin afirmou que o grupo vem atuando com respeito ao direito internacional e à soberania dos povos e criticou o bloqueio comercial norte-americano, "que Cuba sofre desde os tempos da revolução". De acordo com a senadora, o grupo também vai buscar meios de validar o diploma de muitos brasileiros que cursaram medicina em Cuba.
- Estamos em contato com os ministérios da Educação e da Saúde para buscar caminhos para regularizar a situação desses brasileiros que estudaram em Cuba - disse.
Os senadores João Pedro (PT-AM) e Casildo Maldaner (PMDB-SC) elogiaram o pronunciamento da senadora e a parabenizaram pelo cargo de presidente da frente. O senador Eduardo Braga (PMDB-AM) também mostrou solidariedade com o discurso da senadora e condenou o embargo comercial a Cuba.
- O mundo não é o mesmo de 1960. Temos um mundo sem fronteiras - afirmou.
09/06/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Vanessa Grazziotin saúda relançamento da OTCA em Manaus
Lançada no Senado a Frente Parlamentar Brasil-Cuba
Nelson Jobim participa do relançamento da Frente Parlamentar de Defesa Nacional
Vanessa Grazziotin relata viagem a Cuba
Vanessa Grazziotin destaca lançamento do Brasil Sem Miséria na região Norte
Vanessa Grazziotin comemora decisões favoráveis a Cuba e à Palestina