Vanessa Grazziotin pede mais investimentos na produção de pescado no Brasil




A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) afirmou nesta quinta-feira (31) que o Brasil pode ser um grande exportador de pescado no mundo, mas, para isso, o governo deve investir mais no setor. Ela mencionou a participação da ministra da Pesca, Ideli Salvatti, em seminário entre Brasil e Noruega sobre a produção de bacalhau, que se trata de um processo de salga de peixes de determinadas espécies, e não uma espécie única de peixe, como se imagina.

- Esse seminário será de grande valia para a troca de experiências e também de tecnologia - disse.

Vanessa Grazziotin citou projeto desenvolvido pela Secretaria de Produção do Amazonas que prevê a implantação de duas fábricas para o processamento e para a salga do pirarucu, um grande peixe da Amazônia, apreciado no mundo inteiro e de excelente qualidade para a salga.

No município de Manacapuru, há grande produção desse peixe, além de mais infraestrutura para o armazenamento, com a existência de muitos frigoríficos. Lá se beneficia o pescado, e grande parte dele é vendida para o exterior, é um produto de exportação, mas com uma produção muito aquém da capacidade do estado.

Exemplo de sucesso mencionado pela parlamentar está no Chile, que tem como seu segundo maior item da economia a exportação do salmão, depois do cobre. Ela afirmou que o Brasil pode comercializar o Tucunaré, o Pirarucu, o Tambaqui, e outras centenas de espécies de pescado, de espécies nobres que são extremamente apreciadas no mundo inteiro. Portanto, é preciso estímulo para a expansão da produção, explicou Vanessa Grazziotin.



31/03/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Vanessa Grazziotin registra inauguração de fábrica de beneficiamento de pescado em Maraã (AM)

Vanessa Grazziotin pede 'análise crítica' do desenvolvimento no Brasil

Vanessa Grazziotin elogia Dilma e pede mais participação de mulheres na política

Vanessa Grazziotin pede mais atenção do governo para missão na Antártica

Vanessa Grazziotin defende novo regime de partilha de produção do pré-sal

Vanessa Grazziotin comemora sucesso da produção de 'tablets' na Zona Franca de Manaus