Vanessa Grazziotin presta homenagem a Manaus



A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) prestou uma homenagem, na tarde desta quinta-feira (24), à cidade de Manaus (AM). Em discurso no Plenário, a senadora lembrou que a capital do Amazonas, hoje com cerca de 2 milhões de habitantes, foi fundada em 24 de outubro de 1669, pelos portugueses, junto com o Forte do Rio Negro.

- É a cidade que me abriga desde o fim da minha infância até os dias atuais. É a cidade onde dei à luz minha filha, onde tenho construído muitas lutas e conseguido muitas amigas e muitos amigos – declarou a senadora.

Vanessa Grazziotin citou detalhes históricos do desenvolvimento da cidade, deste o tempo em que era uma vila até o início do século 20, época áurea da exploração da borracha, quando Manaus era chamada de Paris dos Trópicos.

A senadora disse que a cidade, que está completando 344 anos, é hoje considerada o maior centro econômico da Região Norte. Ela destacou a Zona Franca de Manaus, com mais de 600 empresas que geram cerca de 500 mil empregos, e corresponde a mais de 90% da economia do estado.

- Nossa cidade é conhecida por praticar uma atividade industrial com pouco impacto ambiental – comemorou a senadora, lembrando que o Amazonas tem 98% de suas florestas preservadas.

Vanessa Grazziotin informou que a Câmara dos Deputados analisa uma proposta de emenda à Constituição que prorroga os incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus por mais 50 anos e um projeto de lei que permite benefícios fiscais para empresas na região metropolitana de Manaus. Para a senadora, a aprovação dessas duas matérias seria o melhor presente que a cidade aniversariante poderia receber.

A senadora disse ainda que Manaus tem forte vocação para o turismo, com culinária exótica e aptidão cultural. Ela admitiu que a cidade tem problemas na mobilidade urbana e na infraestrutura, além de precisar de mais creches. Vanessa disse, porém, que as autoridades estão lutando para enfrentar todos esses problemas.

- Manaus é um facho de luz na Floresta Amazônica. Não é apenas uma bela cidade, mas é uma cidade de um povo belo. É calorosa não apenas na temperatura, mas também na solidariedade – concluiu.



24/10/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Vanessa Grazziotin anuncia candidatura à Prefeitura de Manaus

Vanessa Grazziotin destaca geração de empregos em Manaus

Vanessa Grazziotin saúda relançamento da OTCA em Manaus

Vanessa Grazziotin defende prorrogação da Zona Franca de Manaus

Vanessa Grazziotin saúda os 45 anos da Zona Franca de Manaus

Vanessa Grazziotin destaca crescimento do Polo Industrial de Manaus