Vanessa Grazziotin saúda lançamento em Manaus da campanha contra câncer de mama e de colo do útero




A escolha de Manaus para sediar o lançamento da campanha nacional de combate ao câncer de mama e de colo do útero mereceu elogios da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), que cumprimentou, da tribuna, a presidente Dilma Rousseff e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. A escolha de Manaus, informou a senadora, deveu-se à grande incidência desses tipos de câncer na Região Norte, onde ocorrem 39 mortes para cada grupo de 100 mil mulheres.

Vanessa Grazziotin ressaltou a importância da campanha lembrando que o câncer de mama é a principal causa de morte entre as mulheres, no Brasil, seguido do câncer de colo do útero. A senadora informou que em 2010 surgiram 18,5 mil novos casos de câncer de colo do útero, 18 casos num grupo de 100 mil mulheres, estimativa renovada para 2011, conforme a senadora.

A parlamentar disse que embora existam cerca de 2 mil mamógrafos no país, sua distribuição está concentrada em grandes cidades, vários deles estão quebrados ou não há técnicos capacitados para operá-los. Ela afirmou que na saúde, assim como na educação, não é só a alocação de recursos o que importa, mas também a boa gestão do sistema e defendeu o que chamou de "exercício cotidiano de avaliação de como as coisas estão funcionando".

Em aparte, a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) disse que no Paraná conheceu a situação de mulheres pobres, sem acesso à mamografia, que recebem o diagnóstico quando o câncer já se encontra em estágio avançado. Depois de retirada a mama, disse a senadora, essas mulheres têm dificuldade para pagar por uma cirurgia plástica de reparação e sofrem com problemas psicológicos e de auto-estima.

Vanessa Grazziotin registrou o anúncio feito pelo governador do Amazonas, Omar Aziz, que dotar cada município do Estado com um aparelho de mamografia.

- Será uma tarefa difícil, mas se ele conseguir, teremos de tirar o chapéu - observou a presidente da sessão e 1ª vice-presidente do Senado, Martha Suplicy (PT-SP).

A senadora amazonense mencionou ainda a participação no lançamento da campanha, em Manaus, de mulheres famosas que têm emprestado sua imagem para a conscientização das mulheres para o problema, como as atrizes Cássia Kiss, Tânia Alves e Zezé Motta, a poetisa e cantora Elisa Lucinda, as cantoras Fafá de Belém, Daniela Mercury, Márcia Siqueira e Maria Rita, as esportistas Maureen Maggi e Hortência, a apresentadora de TV Hebe Camargo e Marcela Temer, mulher do vice-presidente da República, Michel Temer. Ela também elogiou a capacidade da presidente Dilma de governar e sua sensibilidade para as questões atinentes à mulher, inclusive as questões de gênero.

23/03/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Coletiva aborda lançamento do programa de prevenção do câncer de colo de útero e mama

Marta Suplicy elogia campanha contra os cânceres de mama e de colo do útero

Café com a Presidenta: Dilma lança nesta terça programa de combate ao câncer de mama e ao câncer do colo do útero

Câncer de mama e de colo do útero têm mais chances de cura se descobertos cedo

Ana Amélia chama atenção para combate ao câncer de mama e de colo de útero

Unidades móveis serão utilizadas para rastreamento do câncer de mama e colo do útero