Veja aqui a programação de agosto do Ano Cultural do Senado



A partir deste mês, serão realizadas no Senado Federal diversas atividades culturais - entre shows, exposições, lançamentos de livros, exibição de filmes e debates, entre outros - dentro da programação do Ano Cultural Artur da Távola. Organizados por senadores e servidores da Casa, os eventos ocorrerão na sede e anexos do Senado Federal em Brasília que, em 2008, é a Capital Americana da Cultura, título conferido pela Organización Capital Americana de la Cultura (CAC) em março de 2008.

Além dos 50 anos da Bossa Nova, serão homenageados também escritores como Graciliano Ramos, Machado de Assis, Guimarães Rosa e Câmara Cascudo.

A programação do Ano Cultural Artur da Távola começou na segunda-feira (4), com show do músico Tico da Costa, do Rio Grande do Norte, como parte da homenagem à Bossa Nova. Nos dias 12, 13 e 14, também em comemoração aos 50 anos da Bossa Nova, apresentam-se os cantores Ângela Brandão, Toninho de Paula e Vanessa Pinheiro, respectivamente, todos eles integrantes do quadro de servidores da Casa.

Ainda em agosto, com o mesmo intuito de homenagear a Bossa Nova, a Rádio Senado lançará a série 50 Anos de Bossa Nova, composta de dez programas de dez minutos cada, ainda sem data fixada. Esses eventos celebram os 50 anos do lançamento do disco Chega de Saudade, de João Gilberto, considerado marco inaugural da Bossa Nova.

Guimarães Rosa

A homenagem ao escritor Guimarães Rosa, prevista inicialmente para esta semana, foi transferida para o final do mês. A Semana Guimarães Rosa irá celebrar os 100 anos de nascimento do escritor com uma série de eventos que serão realizados de 20 a 29 deste mês.

No dia 20, às 14h, será inaugurada a exposição Guimarães Rosa, que permanecerá aberta até o dia 29. Também no dia 20, às 14h, Luiz Coronel lança o Dicionário de Guimarães e, logo em seguida, às 15h, o Interlegis promoverá um painel sobre a vida e obra do autor. Ao final do painel, a homenagem se encerra com o lançamento do livro Relembranças, da escritora Vilma Guimarães Rosa, filha do escritor.

Aproveitando a Bienal do Livro em São Paulo entre os dias 14 e 24 de agosto, o stand do Senado fará o lançamento da Coleção Machado de Assis e de Dedicatórias de Machado de Assis, assim como do livro O Quinze, de Rachel de Queiroz, todos em fac símile.

Já a TV Senado comemora os 400 anos de nascimento do padre jesuíta Antonio Vieira, considerado pioneiro da literatura nacional, com a apresentação do documentário intitulado Antonio Vieira: Imperador da Língua Portuguesa.

O livro De Profecia e Inquisição, que está sendo reeditado pelo Conselho Editorial do Senado também tem seu relançamento previsto para o mês de agosto, sem data marcada.

Em 26 de agosto, será realizado um painel sobre o ano de 1968, em que intelectuais de diversos matizes irão debater os acontecimentos políticos daquele ano, simbólico do acirramento do regime militar no Brasil. Durante o painel será apresentado o documentário Barra 68, do cineasta Vladimir Carvalho, sobre os acontecimentos daquele ano em Brasília, em especial na Universidade de Brasília (UnB).



05/08/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Nova Luz: veja aqui o passo-a-passo da revitalização cultural

Anote a programação do Circuito Cultural Paulista de agosto

Veja a programação do Giro Cultural da USP no mês de setembro

Veja a programação do Estado para a Virada Cultural

Cultura: Veja a programação cultural da cidade de 5 a 11 de junho

Confira a programação do Circuito Cultural Paulista nos meses de julho e agosto