Vencedores do concurso de redação do Senado recebem prêmios



VEJA MAIS

Os vencedores da sexta edição do concurso de redação do programa Senado Jovem Brasileiro receberam o prêmio nesta segunda-feira (18). Cada estudante ganhou um laptop, uma medalha e um certificado, e as escolas dos três primeiros colocados receberam computadores para uso coletivo na instituição. A cerimônia de premiação foi realizada no Salão Nobre após os “jovens senadores” terem tomado posse e eleito a mesa diretora dessa gestão.

O concurso de redação deste ano, com o tema “Buscar voz para ter vez: cidadania, democracia e participação”, elegeu 27 redações de estudantes do ensino médio de escolas públicas em cada unidade federativa do país. Entre as 27, foram escolhidos os três melhores textos. Aline da Conceição Andrade, do Acre, venceu está edição com a redação "Reensaiando antigos passos". O segundo e terceiro lugar ficaram, respectivamente, com Maria Eduarda Nunes da Silva, do Tocantins e Jhenifer Mezzomo Spagnol, do Paraná.

Na cerimônia de premiação, o senador Paulo Davim (PV-RN), que presidiu a Comissão Jovem Senador deste ano, parabenizou os estudantes e anunciou que o tema do próximo concurso de redação será “Se eu fosse senador”. O parlamentar ressaltou a grande responsabilidade que têm os jovens senadores.

- Os senhores merecidamente foram vencedores, tomaram posse, foram abraçados por esse projeto tão grandioso, de tamanha sensibilidade, mas também vão sair daqui levando um pouco de responsabilidade. Vão ter a oportunidade de difundir esse projeto – afirmou.

A secretária-geral da Mesa, Cláudia Lyra, observou que os estudantes vão poder entender como trabalha um senador e que o projeto é uma oportunidade de a sociedade atuar diretamente no Legislativo.

- É literalmente a sociedade jovem participando atuantemente no nosso processo legislativo, mudando as nossas leis brasileiras. Isso é muito sério, isso é muito bonito – disse.

A primeira colocada no concurso leu sua redação. Aline, de 17 anos, disse que vai sugerir um projeto para que o cidadão possa participar com mais embasamento na política e na sociedade. A estudante, que pretende cursar Direito, espera que o mandato de jovem senadora seja uma experiência inesquecível.

- Eu já conversei com jovens senadores de outras edições e eles sempre dizem que esta é uma experiência única. Então, a expectativa é muito boa e é também de levar o nome do Acre de uma maneira positiva, porque o nosso estado ainda é visto com um conceito muito arcaico e preconceituoso – afirmou.

O eleito presidente da Mesa do Senado Jovem, Ivanlis Nascimento da Costa, da Bahia, tem apenas 16 anos e disse estar muito feliz. Para ele, o seu maior desafio será falar em público. Ele disse que vai apresentar um projeto para ajudar a inserir os estudantes no mundo da tecnologia da informação.

- Eu quero tornar lei a inserção, de uma forma mais ampla, das tecnologias de informação na educação pública. O que precisaria hoje nas escolas públicas seria inserir os alunos que estão numa margem de exclusão nesse mundo técnico-científico – disse.



18/11/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Vencedores do 2º Concurso de Fotografia do Legislativo recebem prêmios

Finalistas de Concurso de Redação recebem prêmios e tomam posse como senadores simbólicos

3º Concurso de Redação do Senado premia vencedores

Senado premia vencedores do 4º Concurso de Redação

Divulgados os nomes dos vencedores do Concurso de Redação do Senado

Comissão julga vencedores do Concurso de Redação do Senado