Venda de órgãos humanos preocupa Tuma



O senador Romeu Tuma (PFL-SP) ocupou a tribuna, nesta sexta-feira (5), para manifestar a sua profunda preocupação com a descoberta, pela Polícia Federal, de um esquema de tráfico de órgãos humanos em Pernambuco. Ele elogiou o trabalho de investigação realizado e atribuiu a venda de órgãos à miséria.

- Iam buscar essas pessoas nas regiões mais pobres de Pernambuco. Isso é o que se sabe, porque se descobriu em Pernambuco através de trabalho eficiente. Em outros estados, será que isso não está acontecendo? A pessoa está vendendo parte de seu corpo para poder sobreviver ou fazer com que sua família sobreviva. É preciso não ficar só no aspecto policial, porque a massa da população mais miserável é relegada a um segundo plano na assistência social de que precisa. A pessoa acaba entrando num caminho e pode, ainda por cima, ser indiciada e ir para cadeia - afirmou.

Na opinião de Tuma, o delegado tem de analisar o caso também sob esse prisma e usar as pessoas que venderam seus próprios órgãos como testemunhas para denunciar a quadrilha envolvida com esse tipo de tráfico.

O senador registrou ainda ter recebido carta de uma senhora que o criticava porque ele teria votado contra compromisso que assumiu em público perante várias categorias de servidores públicos, inclusive as da Receita e da Polícia Federal. Um tablóide em São Paulo, contou, teria publicado que Tuma havia votado contra a senadora Heloísa Helena (PT-AL).

- Queria que ela confirmasse que não foi assim. Já fiz a carta, a pessoa pediu desculpas porque foi induzida a erro pela maldade de alguém - relatou.

A senadora Heloísa Helena pediu a palavra em seguida para registrar o esforço de Tuma, que, -apesar de pressionado, honrou os seus cabelos brancos e resistiu bravamente nesta Casa, votando contra a reforma da Previdência-.



05/12/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Avanço do consumo de agrotóxicos preocupa órgãos de fiscalização

TUMA PREOCUPA-SE COM ESCALADA DA VIOLÊNCIA

TUMA AFIRMA QUE AUTORIDADES DÃO SINAIS DE QUE A POBREZA PREOCUPA

Tuma se preocupa com situação de corpo diplomático brasileiro em Honduras

Tuma diz que órgãos do Senado contribuem para a cidadania

Órgãos do governo não se pronunciam sobre venda da Embratel