Vendas nos supermercados caem mais de 7% de janeiro para fevereiro
As vendas dos supermercados cresceram apenas 2,77% em fevereiro em relação ao mesmo mês do ano passado, segundo o Índice Nacional de Vendas, divulgado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Em comparação com janeiro deste ano, a queda foi de 7,1%. No acumulado do primeiro bimestre, as vendas do setor tiveram alta de 3,24%, na comparação com igual período de 2010. Os números já são deflacionados.
“A queda apresentada em relação a janeiro era esperada. Isso ocorre todos os anos pelo fato de fevereiro ter 28 dias, três a menos que janeiro. Além disso, consideramos este um momento de acomodação. O aumento do endividamento das pessoas com as contas extras do início do ano contribui para a redução do consumo”, avaliou o presidente da Abras, Sussumu Honda.
Para a Páscoa, a pesquisa da Abras mostra que os supermercados projetam um crescimento de 10,6% nas vendas de produtos ligados à data. Na comparação de preços com a Páscoa de 2010, todos os produtos pesquisados ficaram mais caros: peixes (6%), ovos de chocolate (5,7%), chocolates em geral (5,5%), vinhos nacionais (4,8%) e colomba pascal (3,8%). Os preços dos produtos importados também subiram, apesar do câmbio não ter apresentado nenhuma alteração significativa nos últimos meses.
Fonte:
Agência Brasil
24/03/2011 17:46
Artigos Relacionados
Vendas nos supermercados caem de agosto para setembro
Vendas dos supermercados brasileiros caem 2% em abril, informa Abras
Vendas no varejo caem em fevereiro depois de nove meses, diz IBGE
Vendas dos supermercados em janeiro superam resultado de 2010
Governo quer ampliar vendas da agricultura familiar para supermercados em 2012
Vendas nos supermercados cresceram de 5,36% no ano passado