Vinte mil alunos de Maceió terão aulas sobre prevenção às drogas



A partir do próximo ano, mais de 20 mil estudantes de escolas públicas de Maceió (AL) vão participar de ações de prevenção ao consumo de entorpecentes. Além de disciplinas como Matemática e Português, eles terão aulas semanais sobre cidadania, direitos humanos e prevenção ao uso indevido de drogas.

A iniciativa é resultado do projeto elaborado pelo capitão Wagner Coutinho, da Polícia Militar de Alagoas (PMAL), durante curso de pós-graduação promovido pela Rede de Altos Estudos em segurança Pública (Renaesp), do Ministério da Justiça (MJ).

A experiência dos policiais que patrulham as ruas da capital alagoana foi usada como base para a proposta do curso de pós-graduação. Após a conclusão do estudo, inclusive, a proposta foi transformada em projeto de lei, aprovado na Câmara Municipal de Maceió.

"Eu vi muitos adultos em situação de miserabilidade e com uma agressividade descomunal devido aos entorpecentes que consumiam e isso normalmente os levava à dependência, ao crime e à violência. Mas era a situação das crianças e adolescentes que mais me chocava, pois o efeito das substâncias nelas era ainda mais devastador. Só que essa dependência também inclui o álcool e outras drogas", resume o aluno da Renaesp.

Para o orientador do projeto, coronel da PMAL Adilson Bispo, o fato do estudo do capitão subsidiar uma ação governamental é uma vitória. "O próprio nome do curso revela o seu objetivo, que é preparar os profissionais de segurança pública para irem além de suas funções como operadores. Essa qualificação visa fazê-los pensar mais além e buscar combater os problemas da violência, da criminalidade, do desrespeito às leis e aos direitos das pessoas nas suas causas, com ações macro, envolvendo outros setores", ressaltou.

Aulas começam em 2011
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) será responsável por aplicar as aulas especiais a partir de 2011. A ideia é que os professores do Ensino Médio sejam capacitados para transmitir o conteúdo para crianças e adolescentes da Rede Municipal de Ensino.

"Já estamos estudando a melhor forma de aplicar o projeto de modo que crianças e adolescentes possam desenvolver um senso crítico sobre a questão, e uma melhor defesa contra esse mal. Acredito que a educação e o conhecimento são aliados indispensáveis ao desenvolvimento do ser humano”, explicou o secretário municipal de Educação, Thomaz Beltrão.

Segundo o autor do projeto, a situação é ainda mais preocupante com a entrada do crack em Alagoas, pois 90% das mortes violentas entre jovens na Grande Maceió têm relação direta com o consumo de substâncias ilícitas. "A ação mais eficaz é evitar o primeiro consumo pelos jovens. A venda de drogas só faz alimentar os traficantes".

Fonte:
Ministério da Justiça



Saiba  mais sobre programas e campanhas no Portal Brasil.

 



17/08/2010 00:05


Artigos Relacionados


Alunos do Estado terão aulas sobre prevenção à gravidez

Alunos da rede estadual terão aulas sobre prevenção da gravidez precoce

Alunos terão aulas sobre consumo consciente

Alunos da rede estadual terão aulas de inglês a partir dos 6 anos

Programa da PM de prevenção às drogas forma mais 1.225 alunos

Alunos de 450 escolas públicas de ensino médio terão aulas de educação financeira