Virgílio pede demissão de ministra da igualdade racial e critica declarações de Marta Suplicy



O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), divulgou nota à imprensa nesta quinta-feira (31), pedindo a demissão da ministra da Secretaria de Igualdade Racial, Matilde Ribeiro, e criticando as declarações supostamente ofensivas à Espanha e à Europa feitas pela ministra do Turismo, Marta Suplicy, durante a Feira Internacional de Turismo, em Madri.

"Não é admissível que uma ministra agrida um país amigo nem que outra faça farra com cartão corporativo. Quanto a esta, o dever do presidente da República é o de demiti-la, e não de esperar que ela peça demissão!",

Matilde Ribeiro tem sido criticada na imprensa pelos altos gastos com o cartão de crédito corporativo disponibilizado pelo governo. Ela teria utilizado o cartão inclusive para pagamentos em um free shop.

Ao ser indagada sobre os índices de violência no Brasil e a questão da segurança para estrangeiros, Marta Suplicy teria feito - segundo matérias veiculadas pela imprensa - comparações entre o Brasil e a Espanha e afirmando que este país, depois dos atentados ao metrô em 2004, não era um destino mais seguro do que o Brasil. A ministra teria ressaltado ainda que no Brasil "ao menos, não tem terrorismo ou cataclismos".

Para Arthur Virgílio, a resposta da ministra do Turismo foi uma agressão gratuita a um país amigo e representou uma "suprema inabilidade", principalmente por ter vindo de alguém que tem por missão incentivar o turismo no país. O líder do PSDB no Senado observou ainda que a petista já deu outras declarações "desastradas" no passado, como no caso do conselho dado aos passageiros que sofriam com o "apagão aéreo".

"Não se pode debitar essa deplorável atitude da ministra à inexperiência de um governo que entra em seu sexto ano - e governo não é lugar para inexperientes! A oposição exige do presidente da República e de seus ministros seriedade e respeito no trato com nações amigas", cobrou Arthur Virgílio na nota.



31/01/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mão Santa critica Lula por defender ex- ministra da Igualdade Racial

Ministra da Igualdade Racial recebe homenagem

Arthur Virgílio critica Serys por encerrar sessão e pede demissão de Cláudia Lyra

Prefeito de Bom Jesus da Lapa se reúne com ministra da Igualdade Racial

Ministra lança Guia de Implementação do Estatuto de Igualdade Racial

Brasil usa Estatuto de Igualdade Racial de forma positiva, diz ministra