Virgílio: "PT proíbe doação de bicheiro. Quer dizer que antes podia?"
O líder do PSDB, senador Arthur Virgílio Neto (AM), questionou da tribuna a decisão do diretório nacional do PT, tomada no domingo, de proibir que seus candidatos recebam dinheiro para campanha eleitoral oriundo do jogo do bicho, de bingos e de empresas permissionárias de serviço público.
- PT proíbe agora doação de bicheiro. Quer dizer que antes podia? Antes o PT não proibia? Se não tivesse ocorrido o escândalo Waldomiro Diniz, o PT nada faria? - interrogou, em tom de ironia, o senador.
Arthur Virgílio disse que ficou "estarrecido" ao ler uma entrevista de Delúbio Soares, tesoureiro do PT, no jornal O Globo, na qual ele discordou da idéia de alguns petistas de colocar na internet, on line, as contas de campanha dos candidatos do partido a qualquer cargo eletivo. O objetivo era tornar a campanha mais transparente, mostrando a origem do dinheiro e onde ele é aplicado.
- O sr. Delúbio Soares disse que "transparência assim é burrice". Para mim, cinismo demais assim é que é burrice. Transparência é respeito ao eleitor, e não burrice - sustentou Arthur Virgílio.
O senador considerou "de muita gravidade" o espancamento do ex-vice-presidente de Logística da Caixa Econômica Federal no governo Fernando Henrique Cardoso, Mário Haag, em sua fazenda próxima a Brasília. Lembrou que Haag é testemunha no caso Waldomiro Diniz e chegou a declarar à Polícia Federal que a prorrogação do contrato da CEF com a empresa GTech, no governo Luiz Inácio Lula da Silva, não precisa ser por tanto tempo.
- Os espancadores, que reviraram a casa à procura de documentos, não estariam intimidando uma testemunha? Eles esperaram o sr. Mário Haag chegar à fazenda. Como eles sabiam que ele iria para lá? São questionamentos tão sérios que a divisão de inteligência da Polícia Civil de Brasília passou a investigar o caso - disse.
Em aparte, o senador Romeu Tuma (PFL-SP) afirmou que só os bicheiros são organizados no Brasil e, portanto, receber suas doações significa ser financiado pelo crime organizado.
19/04/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Arthur Virgílio desafia Inácio Arruda a dizer quem são os senadores corruptos
Bancos de sangue precisam de doação antes do Carnaval
Bancos de sangue precisam de doação antes do carnaval
Doação de sangue deve ser feita antes de imunização contra gripe
Doação de sangue deve ser feita antes de imunização contra gripe
Doação de sangue deve ser feita antes da imunização contra gripe