Visitas guiadas ao Senado são retomadas
Interrompidas desde o dia 10 de agosto, as visitas turísticas ao Senado foram retomadas nesta sexta-feira (16). Entre os visitantes, um grupo de dez fiéis da Igreja Anglicana São Natanael, de North Port, Flórida, mostrou-se encantado com a arquitetura do Palácio do Congresso Nacional. A contadora aposentada norte-americana Joana Lander era uma das mais entusiasmadas ao final do percurso.
- A arquitetura é maravilhosa, espetacular. O que mais gostei foi do Túnel do Tempo. Pude conhecer um pouco mais da história do Brasil. A estrutura do teto também é muito interessante. Os jardins são muito bem cuidados. Na visita à Câmara, adorei poder sentar nas cadeiras do Plenário e me imaginar fazendo parte dos acontecimentos políticos - afirmou Joana Lander, que estava sendo ciceroneada pelo bispo anglicano da diocese de Brasília, Maurício Andrade. No primeiro dia em Brasília, eles conheceram, além do Congresso, a Torre de TV, o Memorial JK e o Itamaraty. Neste sábado (19), conhecerão obras sociais no Novo Gama e no Paranoá.
Joana elogiou igualmente o guia Thiago Andrade, funcionário da Câmara. As visitas ao Congresso são feitas de forma integrada entre as duas casas do Congresso.
O Tour Senado volta a ocorrer todos os dias - inclusive aos sábados, domingos e feriados - das 9h30 às 17h, sem interrupções. A cada 30 minutos sai um grupo, partindo do Salão Negro. A entrada é feita pela rampa de acesso ao prédio que fica voltada para a Esplanada dos Ministérios.
O Senado havia suspendido a visitação como forma de prevenção contra a epidemia da gripe A (H1N1), conforme informações prestadas pela Secretaria de Assistência Médica e Social da Casa.Durante este período, a Câmara dos Deputados optou por continuar com a visitação, apresentando apenas as suas dependências.
Com o retorno do Senado à atividade, os grupos voltam a ser conduzidos por monitores das duas Casas do Congresso, que se revezam percorrendo um roteiro que mostra os pontos principais da Câmara e do Senado. A duração aproximada é de 50 minutos e as visitas são gratuitas. Para visitantes individuais ou pequenos grupos não é necessário agendamento prévio. Chegando ao Salão Negro, basta aguardar o início da próxima visita guiada.
Para grupos com 15 ou mais pessoas, ou com necessidades especiais, deve-se solicitar o agendamento da visita à Seção de Visitação da Câmara, através do endereço eletrônico http://www2.camara.gov.br/conheca/visiteacamara/formulario-de-visitacao/. No pedido da visita devem constar o dia e o horário desejados.
As visitas também podem ser marcadas pelos telefones (61) 3216-1771 ou 3216-1772, das 9 às 17h, pelo fax (61) 3216-1773 ou pelo endereço de correio eletrônico [email protected]. Nos dias úteis, o Regimentos Interno das duas Casas não permite a entrada de visitantes trajando shorts, bermudas, calças "Capri" ou "corsário", camisetas sem mangas ou chinelos. Crianças com menos de 12 anos podem trajar shorts ou bermudas sem restrições.
18/09/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Visitas guiadas na USP vão até outubro
USP tem visitas guiadas para estudantes do Ensino Médio
Visitas guiadas à Assembléia atraem estudantes e turistas
Visitas guiadas na USP para estudantes do Ensino Médio vão até outubro
Visitas guiadas na USP para alunos do ensino médio vão até outubro
Alunos do ensino médio podem fazer visitas guiadas na USP