Vital cobra instalação de centro de terapia celular no Nordeste



O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) alertou o governo federal nesta terça-feira (19), sobre a necessidade de instalação no Nordeste do país de um centro de terapia celular. No ano passado, o Ministério da Saúde anunciou investimentos da ordem de R$ 8 milhões para a conclusão e estruturação de oito desses centros. O único localizado na região fica no Hospital San Rafael, em Salvador (BA). Para a instalação dos demais foram escolhidos os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Rio de Janeiro.

Os centros começaram a ser criados em 2008, quando o Ministério da Saúde criou a Rede Nacional de Terapia Celular (RNTC), em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep),  o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A RNTC, acrescentou o senador, é constituída por  grupos de pesquisadores envolvidos em estudos de tratamento de doenças autoimunes, como diabetes, esclerose múltipla e traumatismo de medula. Segundo Vital, a construção dos centros representa um avanço extraordinário, mas a iniciativa precisa ser expandida para outras regiões do país.

– Observa-se que essa região, ao longo da história do país, ficou excluída desse projeto, apesar de contar com expressiva parcela da população nacional – assinalou.

Violência

O senador também manifestou preocupação com o crescimento da violência e a impunidade na Paraíba. De acordo com Vital, “as autoridades estão assistindo de braços cruzados a escalada da violência”. Um caso emblemático da situação vivida pelos paraibanos, segundo Vital, é o do desaparecimento, no dia 7 de janeiro deste ano, da estudante Fernanda Helen de apenas 11 anos de idade. Até agora, de acordo com o senador, a polícia não tem pistas do seu paradeiro.

– A menina Fernandinha, com seu desaparecimento, comoveu a capital paraibana. É emblemático, mostra a incapacidade das autoridades policiais e a passividade dos responsáveis pela segurança pública.
De acordo com dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, a capital do estado, João Pessoa, registrou no ano passado 43 mortes por cada 100 mil habitantes, terceira maior taxa do país.



19/02/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Vital do Rêgo cobra medidas urgentes contra seca no Nordeste

Incor promove nesta terça conferência sobre terapia celular

Incor promove nesta terça conferência sobre terapia celular

Brasil e Argentina divulgam edital para selecionar propostas sobre terapia celular

Inaugurado mais um Centro de Terapia Intensiva no Rio de Janeiro

Instituto do Câncer ganha centro de reabilitação com terapia ocupacional