Voluntários da Saúde chegam à região Serrana



A primeira equipe de voluntários da Rede Hospitalar Federal no Rio de Janeiro partiu, na manhã desta terça-feira (18), para Nova Friburgo com a missão de reforçar o atendimento às vítimas das chuvas, que atingiram a região serrana na última semana. 

Na bagagem, os profissionais levaram kits com material para curativo, imobilizações e pequenas cirurgias, entre outros itens. O grupo de 28 voluntários, que também atuou na enchente de Pernambuco, em junho de 2010, é composto por enfermeiros e técnicos de enfermagem, será distribuído em postos montados em quatro regiões críticas da cidade: Córrego Dantas, São Geraldo, Rio Grandina e Alto da Floresta. 

As localidades foram definidas pelo Gabinete de Crise do Ministério da Saúde, montado pelo ministério para atender às vítimas da chuva da região serrana. “Como é uma situação crítica, é possível que a gente encontre feridos e pessoas que ainda não receberam atendimento médico”, afirma o diretor do Hospital Federal Cardoso Fontes, Paulo Fernandes, que vai coordenar as atividades. Para ele, também será necessária a atenção psicológica da população devido às perdas que tiveram.

Assim que chegarem à cidade de Nova Friburgo, os voluntários se reúnem com o diretor do Departamento de Gestão Hospitalar, Oscar Berro, que também é o responsável pela coordenação do Gabinete de Crise.


Fonte:
Ministério da Saúde

 

18/01/2011 19:28


Artigos Relacionados


Profissionais de saúde voluntários farão novo atendimento a desabrigados na região serrana

Mortes na enxurrada já chegam a 754 na região serrana do Rio

Mortes por causa das chuvas na região serrana do Rio chegam a 836

Saúde reforça alerta contra epidemias na região serrana do Rio

Região Serrana do RJ terá mais nove Unidades Básicas de Saúde

Secretaria de Saúde nega surto de leptospirose na região serrana fluminense