Votação da indicação de Tombini para presidência do BC deverá ser o destaque da semana
Matéria retificada em 06/12/2010 às 18h23
A mensagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com a indicação de Alexandre Tombini para o cargo de presidente do Banco Central deverá ser o principal item da pauta do Plenário nesta semana, de acordo com informações da liderança do governo.
Alexandre Tombini é diretor de Normas e Organização do Sistema Financeiro do BC desde 1996. Ele foi escolhido pela presidente eleita, Dilma Rousseff, para substituir Henrique Meirelles na presidência da instituição.
A mensagem com a indicação de Tombini foi lida em Plenário na última sexta-feira (3). Ele será sabatinado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) na terça-feira (7) e, no mesmo dia, a matéria poderá ser enviada ao Plenário.
Medidas Provisórias
Ainda de acordo com a previsão da liderança do governo, a Medida Provisória 499/10, que tranca a pauta e impede a apreciação de outras matérias, só deverá ser votada na próxima semana. O mesmo deverá acontecer com a MP 500/10, que foi votada pela Câmara dos Deputados na semana passada e aguarda leitura no Senado.
A MP 499/10 reestruturou cargos no Ministério da Defesa, criando o cargo de chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, entre outras medidas. Já a MP 500/10 autorizou a União e as entidades da administração pública direta ou indireta, assim como o Fundo Soberano do Brasil (FSB), a adquirir ações reciprocamente. De acordo com informações da Agência Câmara, a matéria viabilizou o processo de capitalização da Petrobras.
O governo não tem pressa na votação dessas MPs, já que elas expiram apenas em fevereiro.06/12/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Plenário adia votação de indicação de Tombini para a presidência do Banco Central
CAE aprova indicação de Tombini para presidência do Banco Central
Senado aprova indicação de Alexandre Tombini para presidência do Banco Central
Plenário aprova indicação de Alexandre Tombini para presidência do Banco Central
Votação da LDO é o destaque da semana
Votação de reforma eleitoral deverá ser concluída na próxima semana