Voto distrital para vereador será primeiro item da pauta da CCJ da próxima quarta-feira



Após entendimento entre o relator, senador Pedro Taques (PDT-MT), e o autor, senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), foi adiada a votação de projeto de lei do Senado (PLS 145/2011) que introduz o voto distrital nas eleições para vereador em cidades com mais de 200 mil eleitores. A matéria seria votada em decisão terminativa, nesta quarta-feira (17), pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania.

O presidente da CCJ, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), comunicou que o PLS 145/2011 será o primeiro item da pauta da reunião da próxima quarta-feira (24).

Se for introduzida essa mudança no Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965), deverá ser definida uma quantidade de distritos por município equivalente ao número de vagas na respectiva câmara de vereadores e cada partido ou coligação só poderá lançar um candidato por distrito.

- Se há uma eleição na qual a dispersão do voto do eleitor, característica do voto proporcional, não parece ser o modo mais adequado de representação da sociedade é precisamente o pleito municipal. Um vereador pode defender bem os interesses da cidade ao defender a população do bairro em que reside – sustentou Taques no relatório favorável ao PLS 145/2011.

A princípio, Taques rejeitou emendas à proposta apresentadas pelos senadores Eduardo Suplicy (PT-SP) e Sérgio Souza (PMDB-PR). Mas poderá rever essa posição no reexame do assunto. O relator também cumprimentou representantes do Movimento #EuVotoDistrital, que marcaram presença na reunião da CCJ e pretendiam promover um "tuitaço" em defesa da aprovação da mudança na eleição para vereador.



17/04/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Voto distrital para vereador abre pauta da CCJ nesta quarta-feira

Apenas o primeiro item da pauta do Plenário será votado nesta quarta-feira

Estatuto da Juventude é o primeiro item da pauta da CCJ nesta quarta-feira

Convocação de Erenice Guerra será primeiro item da pauta da CCJ

CCJ analisa voto distrital para vereador em cidades com mais de 200 mil eleitores

PEC do voto aberto será votada na próxima quarta-feira