WALDECK APLAUDE LANÇAMENTO DO PLANO DE SAFRA PARA O NORDESTE



O senador Waldeck Ornelas (PFL-BA) elogiou hoje (dia 27) a iniciativa do ministro da Agricultura, Arlindo Porto, que juntamente com o vice-presidente, Marco Maciel, anunciou na sede da Sudene, em Recife, o Plano de Safra para o Nordeste, com cerca de R$ 1 bilhão em recursos disponíveis nos próximos três meses. O senador sugeriu que outros ministros também adotem a orientação de elaborar planos específicos para a região.

O local escolhido para o lançamento foi considerado "significativo" por Waldeck Ornelas, pois "retomou a prática salutar de autoridades federais anunciarem na Sudene planos para a região".

Quanto ao plano, ele salientou que o seguro do Proagro "só vai cobrir a produção no âmbito do Pronaf (Programa Nacional de Agricultura Familiar) e daqueles produtores que se encontrem dentro da área do zoneamento agrícola". Isso implica, conforme exemplificou, que o plantio de arroz irrigado em toda a região terá cobertura do Proagro. Já a produção de feijão sequeiro só será coberta pelo Proagro no sudoeste do estado da Bahia, prejudicando outras áreas produtivas do estado.

- A Embrapa precisa acelerar o zoneamento agrícola do Nordeste, de modo que os produtores possam ter acesso ao Proagro - reivindicou.

Waldeck Ornelas também propôs que o Banco do Brasil volte a operar com financiamento agrícola na região.



27/01/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lançamento do Plano Safra é adiado para 12 de julho

Lídice da Mata comemora lançamento do Plano Safra para o semiárido

Dilma cancela viagem para lançamento do Plano Safra em virtude do mau tempo

Jucá participa de lançamento pelo governo do plano safra para agricultura familiar

Sarney participa do lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar

Ana Rita comemora lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar