Waldemir Moka pede ao governo que socorra municípios do MS atingidos pelas chuvas




O grande volume de chuvas registrado nos dez primeiros dias de março comprometeu a infraestrutura de pelo menos 20 municípios do Mato Grosso do Sul e provocou a perda de quase metade da safra de soja. Ao fazer um balanço das consequências do mau tempo, o senador Waldemir Moka (PMDB-MS) pediu ao governo federal a liberação de recursos para as prefeituras recuperarem os estragos e também que o Banco do Brasil e outros bancos públicos seja autorizados a renegociar as dívidas dos produtores que sofreram prejuízos.

- Confesso: a situação é de desespero. Pontes continuam caídas, estradas vicinais intransitáveis, ruas esburacadas, drenagens e redes de esgoto destruídas e moradias impróprias para se viver. Enfim, o sofrimento é muito grande. A Federação de Agricultura de Mato Grosso do Sul calcula que as chuvas tenham causado prejuízos de 1,5 bilhão de reais aos produtores de grãos, em especial os de soja - afirmou Waldemir Moka.

Segundo o senador pelo Mato Grosso do Sul, os municípios da região norte do estado foram os mais prejudicados, com perdas acima de 50% da área plantada. Ele acrescentou que além dos prejuízos com a soja, os produtores temem pelo plantio de milho safrinha, produzido na mesma área. Waldemir Moka destacou que também é preocupante estimativa feita pela Embrapa de que a cheia no Pantanal em 2011 poderá ser uma das maiores dos últimos anos.



15/03/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marco Maciel pede que governo federal ajude estados nordestinos atingidos pelas chuvas

MDA promove mutirões de documentação em municípios atingidos pelas chuvas

Municípios atingidos pelas chuvas no Rio de Janeiro vão receber R$ 25 milhões

Comissão debate repasse aos municípios atingidos pelas chuvas

Atenção: Covas recebe prefeitos dos municípios atingidos pelas chuvas

SP reforça recursos para ajudar municípios atingidos pelas chuvas