Walter Pinheiro: adolescentes deixam de trabalhar precocemente e optam por estudar




Em discurso nesta terça-feira (10) em Plenário, o senador Walter Pinheiro (PT-BA) mencionou pesquisa recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que registra queda de emprego entre os jovens de 15 a 17 anos, atribuindo os índices à abertura de oportunidades aos adolescentes como alternativa ao trabalho precoce. De acordo com o senador, nas seis regiões metropolitanas pesquisadas, a redução de jovens empregados registrada ao longo dos últimos anos foi de 27 %.

- Nas seis regiões metropolitanas pesquisadas, a redução registrada ao longo dos últimos anos foi de 27 por cento. Antes de se mostrarem como um problema, esses números mostram uma verdadeira evolução do quadro social. Os jovens dessa faixa etária passaram a recusar ofertas de emprego não pela recusa, mas porque puderam adotar uma outra atitude e preferiram optar por estudos para que mais tarde pudessem se colocar melhor qualificados no tão disputado mercado de trabalho.

Walter Pinheiro lembrou que começou a trabalhar cedo e sabe o que significa "abortar sonhos" e lançar-se no mercado de trabalho sem a devida preparação. Registrou que, mesmo com o crescimento da economia e o aumento dos salários, os jovens têm preferido permanecer mais tempo na escola.

- O exemplo do que tradicionalmente fizeram as classes abastadas da população, manter os filhos na escola, agora também se pode experimentar nas classes emergentes - frisou.

O senador apoiou a importância das políticas de distribuição de renda e progressão continuada para conter a evasão escolar e citou que a opção dos jovens pelo estudo, de acordo com a "lei da oferta e da procura", resulta em aumento de renda para os trabalhadores.

Municípios

Walter Pinheiro também registrou seu "orgulho" diante da participação dos prefeitos da Bahia na 14ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O evento, segundo o senador, recebeu mais de 200 prefeitos que integram a União das Prefeituras da Bahia.

Os senadores Eduardo Suplicy (PT-SP) e Wellington Dias (PT-PI), em apartes, se somaram no apoio à causa dos municípios.



10/05/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Walter Pinheiro condena agressão sexual contra crianças e adolescentes

Adolescentes da Febem vão trabalhar na Cosesp

Maternidade oferece capacitação para trabalhar com adolescentes

Febem: Ação Jovem garante subsídios para que adolescentes possam estudar

Febem: Ação Jovem garante subsídios para que adolescentes possam estudar

Febem: Ação Jovem garante subsídios para que adolescentes possam estudar