Walter Pinheiro comemora melhora na classificação de risco do Brasil




O senador Walter Pinheiro (PT-BA) comemorou, em Plenário, o aumento da cotação da melhora do grau de avaliação do Brasil, anunciada nesta segunda-feira (20) pela agência de classificação de risco Moody's. O parlamentar comparou a melhora constante da situação econômica brasileira com o baixo crescimento da economia americana e japonesa e a crise da dívida dos países europeus.

O representante baiano afirmou que o Brasil, que sempre foi considerado um país de risco para o capital internacional, agora é considerado um país com grau de investimento, ou um lugar seguro para investidores. O senador disse que a agência atribuiu a melhora de sua avaliação ao sucesso da política econômica, "que conteve o avanço da inflação sem abandonar a trajetória de crescimento sustentado".

O parlamentar lembrou que o boletim Focus do Banco Central indicou uma tendência declinante da inflação pela sétima semana consecutiva. Ao mesmo tempo, a expectativa de crescimento continua positiva, numa faixa acima de 4%. Para Walter Pinheiro, "a elevação da nota brasileira não é uma coisa isolada, mas vem no bojo das conquistas sociais e econômicas das últimas décadas".

O senador disse ainda que oBrasil ficou menos desigual nos últimos anos, de acordo com dados do Censo 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Enquanto a renda média dos paulistas cresceu 3%, o Maranhão viu sua renda familiar crescer 46%.

_ É milagre? Absolutamente. Até creio em milagres, mas isso aí foi fruto do trabalho, da política econômica - afirmou o senador.

Walter Pinheiro citou especialistas entrevistados pelo jornal Folha de S. Paulo segundo os quais a melhora na distribuição regional dos rendimentos ocorreu graças a programas de transferência de renda e ao aumento do salário mínimo, que teve um ganho real de 70% no período. O senador afirmou que o programa Minha Casa, Minha Vida também vai contribuir bastante para a diminuição das injustiças sociais no país, com a construção de 2 milhões de casas e apartamentos para pessoas de baixa renda até 2014.

O pronunciamento de Walter Pinheiro foi parabenizado em apartes pelos senadores Anibal Diniz (PT-AC) e João Pedro (PT-AM).



20/06/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Agência japonesa melhora nota de classificação de risco do Brasil

Wellington Dias saúda melhora da classificação de risco do Brasil

Jorge Viana: melhora da classificação de risco do Brasil premia crescimento com inclusão

Walter Pinheiro comemora aumento do acesso à banda larga no Brasil

Walter Pinheiro vê risco de prejuízos a estados e municípios com medidas econômicas

Walter Pinheiro registra reconhecimento da boa situação da economia brasileira por agência de risco