Walter Pinheiro: Plano Brasil Maior marca nova política industrial




O senador Walter Pinheiro (PT-BA), em pronunciamento em Plenário nesta terça-feira (2), deu parabéns à presidente Dilma Rousseff pelo lançamento do Plano Brasil Maior. Para o parlamentar, o pacote de medidas para fortalecer a indústria nacional e defender o país da concorrência externa configura "uma nova política industrial brasileira".

Entre os pontos positivos do plano, Walter Pinheiro destacou a redução da contribuição patronal para a Previdência Social para setores sensíveis às variações do câmbio e acesso a financiamentos de bancos públicos somente para as empresas que agreguem valor a seus produtos e invistam em pesquisa e desenvolvimento.

Walter Pinheiro lembrou as dificuldades enfrentadas pelo Brasil em 2008, quando o país "foi envolvido na maior crise da economia mundial do pós-guerra", e destacou que a resposta da equipe econômica do governo federal conduziu o Brasil a recordes de desenvolvimento e a um crescimento notável do mercado interno, levando à ascensão social de 35 milhões de pessoas.

- Esse é um mercado que deve ser alvo de cobiça de muitos no mundo inteiro. Para o Brasil, convergem hoje manufaturados de todo o mundo. Toda essa movimentação, se nos ajuda no combate à inflação, traz em seu bojo também uma ameaça implícita ao nosso parque industrial brasileiro - assinalou o senador.

Em aparte, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) acompanhou o apoio de Walter Pinheiro ao Plano Brasil Maior.



02/08/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ministro do Desenvolvimento fala aos senadores sobre política industrial e Plano Brasil Maior

Marca do JB é sua ousadia, diz Walter Pinheiro

Walter Pinheiro diz que melhoria de vida da população é marca do governo petista

Plano Plurianual é um dos mais audaciosos já elaborados, diz Walter Pinheiro

Walter Pinheiro comemora lançamento de plano que favorece a agricultura familiar

Walter Pinheiro diz que novo Plano-Safra deve buscar qualificação