Wellington Dias alerta para os malefícios do cigarro
Ao lembrar o Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado em 31 de maio, o senador Wellington Dias (PT-PI) fez um alerta à sociedade sobre várias doenças causadas pelo uso do fumo. Citando dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o parlamentar lembrou que o fumo é causa de mais de 50 doenças diferentes, destacando-se as cardiovasculares, o câncer e as doenças respiratórias obstrutivas crônicas.
As estatísticas, afirmou o senador, demonstram que 45% das mortes por infarto do miorcárdio; 85% das mortes por enfisema pulmonar; 25% das por mortes por derrames e 30% das mortes por câncer podem ser atribuídas ao cigarro. Ele acrescentou que 90% dos casos de câncer do pulmão têm relação com o tabagismo.
Wellington Dias defendeu ainda a aprovação de dois projetos de autoria do ex-senador Tião Viana que propõem restrições ao fumo. O primeiro (PLS 314/2008) eleva a incidência da Contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins sobre cigarros. O outro (PLS 315/2008), proíbe o uso de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou qualquer outro produto fumígeno, derivado ou não do tabaco, em recinto coletivo, privado ou público. As duas proposições estão tramitando na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR)
Brasil sem Miséria
Wellington Dias expressou ainda seu contentamento pelo lançamento, na quinta-feira (2), pela presidente Dilma Rousseff, do Programa Brasil Sem Miséria.
- Tenho certeza de que este é um caminho que o Brasil inteiro aplaude: de um lado crescer economicamente, mas também crescer socialmente - afirmou.
Fenae
O senador registrou ainda o aniversário de 40 anos da criação da Federação Nacional do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), que comemorado nesta terça-feira, em Brasília.
31/05/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
USP alerta estudantes sobre malefícios do cigarro com visita a museu
Entenda os malefícios do cigarro
Entenda os malefícios da dependência do cigarro
Eduardo Suplicy elogia programa de TV sobre malefícios do cigarro
Wellington Dias alerta para problemas de abastecimento de água
Wellington Dias alerta sobre poder destrutivo das drogas