Wellington Dias comemora bons resultados da política econômica do governo



O líder do PT no Senado, Wellington Dias (PT-PI), destacou, em discurso nesta quinta-feira (8), os avanços ocorridos no país recentemente como resultado da aplicação de políticas públicas formuladas pelo governo federal. Reforçando posicionamento da presidente Dilma Rousseff, manifestado em reunião com a bancada petista no Senado nesta quinta-feira, Wellington Dias citou, por exemplo, as “medidas corajosas” implementadas pelo governo que permitiram a redução da taxa básica de juros da economia; a redução de 20% na tarifa de energia elétrica; e a edição da MP 595/2012, conhecida com MP dos Portos, que viabilizou o aporte de capitais privados no setor.

Com relação à MP dos Portos, Wellington Dias (PT-PI) observou que se o setor portuário no Brasil continuasse a receber apenas recursos públicos poderia levar até 30 anos para se desenvolver adequadamente.

— Os novos recursos para portos [viabilizados com as novas regras] significam, no mínimo, R$ 15 bilhões do setor privado, nacional e internacional, gerando emprego, renda e desenvolvimento — disse.

Na área de infraestrutura aeroportuária, Wellington Dias elogiou a abertura promovida pelo governo. Ele informou que a construção de novos aeroportos regionais em várias cidades do Brasil, já em fase de licitação, vai propiciar um aporte de um volume considerável de recursos em áreas do interior com grande potencial de desenvolvimento a ser explorado.

Com relação ao controle da inflação, lembrou que a ação do governo foi tão eficaz neste propósito que já está se verificando mesmo deflação em setores como o de alimentos, o que traz, segundo ele, novas preocupações no sentido de evitar a falência de agricultores produtores das mercadorias com preço em queda.

Em aparte , Cristovam Buarque (PDT-DF) manifestou preocupação com o fato de que o controle inflacionário realizado pelo governo mediante desonerações do setor produtivo possa provocar a redução do superávit fiscal e ter reflexos negativos na atração de capital para os setores envolvidos.

— A desoneração do setor elétrico é claro que nos beneficia, pois somos consumidores. Mas vai trazer um custo ao reduzir a capacidade de investimento no setor elétrico — disse Cristovam.



08/08/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suassuna comemora bons resultados da economia

Ana Júlia comemora bons resultados do Pronaf

Suplicy comemora bons resultados macroeconômicos do Brasil

Casildo Maldaner comemora bons resultados do turismo em Santa Catarina

Paim destaca bons resultados de política de cotas para afro-descendentes

Wellington Dias defende política energética do governo